Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Aprenda a criar videochamadas em grupo sem sair de casa
Sérgio Vinícius
Do 33Giga
25/03/2020 | 12:48
Compartilhar notícia


Desde que começou a quarentena, pessoas têm procurado opções para socializar sem sair de casa. Uma das mais práticas é criar videochamadas com parentes e amigos.

Há uma série de ferramentas gratuitas (e fáceis de usar) na web ou que funcionam por meio de programa para desktop (Windows) ou app para celular (Android e iOS). O 33Giga fez uma seleção das melhores.

Na lista abaixo, você conhece as principais opções para realizar videochamadas sem sair de casa. No álbum, passo a passo para usar cada uma delas.

Hangouts

A ferramenta do Google permite que qualquer usuário realize videochamadas com amigos. Ela tem versões web (funciona por meio do navegador) e em formato de aplicativos (para Android e para iOS). É gratuito e, para usar, basta ter uma conta em algum serviço da empresa (como Gmail). Para utilizar, tanto no seu computador como no smartphone, clique aqui.

WhereBy

Antigo Appear.In, o WhereBy tem opções de conversa gratuita em salas com até quatro pessoas. As transmissões costumam ser boas mesmo em conexões lentas de internet. A plataforma funciona por meio do computador ou via app (no caso de smartphones). Para usar, ele pede um rápido cadastro ou login com sua conta no Google. Quer testar? Clique aqui.

Messenger do Facebook

O bate-papo do Facebook tem opções como app e por meio da plataforma via web. Para usar, basta que as pessoas com quem deseja conversar sejam seus contatos. Trata-se de uma boa opção de videochamada porque, normalmente, pessoas mais próximas já estão na rede social. Logo, não é necessário procurar o e-mail ou algo assim. O nome basta. Para acessar, entre em https://www.facebook.com/messenger.

Skype

O Skype também tem função web, mas as melhores opções são baixar o programa em seu computador Windows ou em seu smartphone. O aplicativo permite, além de videoconferências gratuitas, chamadas telefônicas a preços mais em conta do que a telefonia tradicional. Por isso, vale o download também para pessoas que precisam conversar com usuários de outros países. Para usar, entre em https://www.skype.com/pt-br.

WhatsApp

Embora tenha ótimas funções em sua versão web, o WhatsApp somente permite chamadas de vídeo e voz, em grupo ou em duas pessoas, em sua versão para smartphone. Por isso, é boa opção somente para quem não quer usar uma tela grande para confraternizar com os amigos. Para baixar eu seu telefone, entre em https://www.whatsapp.com.

Zoom

O novo queridinho do pessoal da quarentena, o Zoom é uma ferramenta que somente pede um rápido cadastro e permite que usuários conversem via videoconferência – os convites podem ser enviados por e-mail ou por link direto. Na versão gratuita, ele dá a opção de até 100 participantes por sala e reuniões de até 40 minutos. Para habilitar o vídeo, a plataforma baixa um plugin leve via navegador. Quer usar? Entre aqui.

Leia mais:
Quarentena? 50 comédias para curtir na Netflix
Among US: jogo reúne amigos à distância para descobrir o traidor
Livros, filmes e até obras de arte: acervos online e gratuitos para curtir na quarentena

No álbum, confira como usar cada uma das plataformas. As capturas foram feitas no computador Windows – exceção ao WhatsApp, que somente realiza videochamadas no smartphone.

Entretanto, o passo passo de todos é semelhante independentemente da plataforma. Basta entrar nos links acima, criar uma conta (ou se logar) e seguir o caminho indicado pelos quadrados vermelhos nas imagens para habilitar as chamadas em vídeo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.