Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Festival de Berlim começa quarta
Do Diário do Grande ABC
09/02/1999 | 15:02
Compartilhar notícia


Começa mais uma disputa pelo Urso de Ouro e, desta vez, o Brasil nao está no páreo. Um ano após a vitória de Central do Brasil no Festival de Berlim, o cinema brasileiro volta à Berlinale fora de concurso, participando apenas de seçoes paralelas do 49º festival, que rola até o dia 21. Além dos filmes do mercado, há duas produçoes brasileiras participando da programaçao oficial: Um Copo de Cólera, que Aluizio Abranches realizou baseado em Raduam Nassar, passa na mostra intitulada Panorama. E Reuniao dos Demônios, de Antônio Cecílio Neto, integra o programa do 22º Festival do Cinema Infantil.

Há 33 filmes na mostra oficial, mas apenas 25 participam da competiçao. O programa será aberto quarta-feira com Aimee & Jaguar, de Max Farberbock, da Alemanha. Quinta-feira, passam mais dois competidores: Karnaval, de Thomas Vincent, da França, e Entre las Piernas, de Manuel Gómez Pereira, da Espanha. Na sexta, será exibido o primeiro competidor norte-americano de peso: Além da Linha Vermelha, de Terrence Malick, que também está selecionado para o Oscar. Outro filme que concorre ao Oscar, Shakespeare Apaixonado, de John Madden, da Inglaterra, passa no domingo.

Diretores importantes participam da seleçao oficial: o francês Bertrand Tavernier, que ganhou o Urso de Ouro por A Isca, em 1995, concorre com Ça Commence Aujoud'hui; Claude Chabrol, também da França, concorre com Au Coeur du Mensonge; David Cronenberg, do Canadá, com Existenz; e Stephen Frears, da Inglaterra, com The Hi-lo Country. Um mestre e seu discípulo estarao na disputa do Urso de Ouro: Robert Altman, dos Estados Unidos, vai concorrer com Cookie's Fortune, e o também norte-americano Alan Rudolph com Breakfast of Champions.

Fora de concurso, serao exibidos os novos filmes de Wim Wenders (Buena Vista Social Club) e Robert Rodriguez (The Faculty). Há competidores da Dinamarca (Mifune, de Soren Kragh-Jacobsen, terceira produçao do Dogma), do Japao (Keiho, de Yoashimitsu Morita), de Portugal (Glória, de Manuela Vargas), da Turquia (Journey to the Sun, de Yesim Ustaoglu) e do Vietna (Three Seasons, de Tony Bui).

Homenagem - Duas vezes vencedora do Urso de Prata da melhor interpretaçao feminina (por Elas Querem É Casar, de 1959, e Desperate Characters, de 1971), Shirley MacLaine recebe este ano o Urso de Ouro de carreira, um prêmio especial por sua contribuiçao à arte e ao desenvolvimento do cinema. A atriz será homenageada com uma retrospectiva formada por 12 de seus filmes, entre eles O Terceiro Tiro, de Alfred Hitchcock, Deus Sabe Quanto Amei, de Vincente Minnelli, Se Meu Apartamento Falasse e Irma la Douce, de Billy Wilder, Can-Can, de Walter Lang, e Laços de Ternura, de James L Brooks (que lhe valeu o Oscar).

Mas a grande retrospectiva do Festival de Berlim é a que vai homenagear Otto Preminger. Um dos maiores diretores de Hollywood nos anos 50 e 60, Preminger sofreu um processo vertiginoso de decadência nos 70, que muito prejudicou sua reputaçao. Mas a grande fase de sua carreira é permeada de clássicos que serao mostrados em Berlim. Muitos desses filmes ajudaram a libertar o cinema norte-americano da censura do Código Hays, que disciplinava o uso do sexo e da violência nas produçoes de Hollywood: Laura, O Homem do Braço de Ouro, Bom-Dia Tristeza, Anatomia de Um Crime, Exodus, Bunny Lake Desapareceu. Um momento especial será a projeçao de Porgy e Bess na versao restaurada, captando toda a complexidade e a beleza da obra adaptada da ópera de Gershwin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.