Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Albert Sabin e Andrew Schally no Sítio Tangará

Alunos da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC organizam na próxima semana a 35ª edição do Congresso Médico Universitário do Grande ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Alunos da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC organizam na próxima semana a 35ª edição do Congresso Médico Universitário do Grande ABC, considerado o maior do Brasil. E com este número redondo, o congresso terá muito de memória, a começar por um vídeo a ser exibido com mais de 30 depoimentos de personagens que marcaram a sua história.

Entre os profissionais de renome que participaram do congresso estão Albert Sabin e um Prêmio Nobel de Medicina, Andrew Victor Schally. Nomes mundialmente conhecidos que transmitiram em terras do antigo Sítio Tangará, onde está a Faculdade de Medicina, um pouco do vasto conhecimento acumulado.

O professor homenageado deste ano será o Dr. José Jorge Namura, da disciplina Clínica Médica; e o Presidente de Honra será o Dr. João Antonio Corrêa, de Angiologia e Cirurgia Vascular. Mais informações: www.comuabc.com.br ou no Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro da FMABC: 4993-5483.

Crônica de Ribeirão Pires
Texto: Aida Arnoni Bressan

Sr. Miguel Prisco, apelido Pilão, veio de Nápoles. Vendia miúdos, peixes, frutas e verduras entre Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Paranapiacaba. Seguia numa carroça e conduzia duas cestas com seus produtos nos braços. O período: em torno de 1922.

Dona Luzia Catappani Prisco, mulher do Pilão, faleceu aos 105 anos de idade. Os dois são avós de dois prefeitos de Ribeirão Pires, Adaquir e Valdírio Prisco.

SANTOS DO DIA

Beatriz, Euplúsio, Felicíssima, Graciliano, Hilária, Isidoro Bajanka, Joana Francisca de Chantal e Tito de Alencar.

Na estampa, Santa Clara, cuja data foi celebrada ontem. Ela nasceu em Assis, na Itália, em 1193. Conterrânea de São Francisco de Assis. Foi sua discípula e fiel intérprete de seu ideal ascético. Clara é padroeira da televisão brasileira.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 12 de agosto de 1980

Manchete - Macedo (ministro do Trabalho) concorda com Delfim (Planejamento) e defende os reajustes semestrais

Editorial - Em Mauá, a Cobal se instalou sem foguetório

Santo André - Aramaçan lança carimbo comemorativo ao seu cinquentenário.

São Caetano - Festejos de aniversário da cidade são encerrados com o 12º Passeio Ciclístico, promoção conjunta da Casas Bahia e Caloi.

São Bernardo - Começam os festejos de aniversário da cidade. Prosseguirão até 31 de agosto.

Imprensa - Revista Voz Missionária, publicação trimestral da Igreja Metodista, festeja 50º aniversário. Revista é feita pelo Departamento Editorial da Imprensa Metodista, localizado em São Bernardo.

Futebol - Domingo, em Guaratinguetá, Esportiva 2, Santo André 1; no Baetão, Aliança 2, Amparo 1.

Voleibol - Antonio Carlos Moreno é o novo técnico da Seleção Brasileira masculina.

EM 12 DE AGOSTO DE...

1915 - Pedro Viana nasce na Fazenda Oratório, entre Santo André e Zona Leste de São Paulo. Parente dos Cardoso Franco e capa de um livro inédito de nossa autoria, A Operária Utinga.

1930 - Inauguradas as instalações da General Motors em São Caetano.

1942 - Noêmia Assumpção sagra-se campeã paulista de arremesso de disco defendendo o Clube Atlético Aramaçan, de Santo André.

Trabalhadores
Nascem em 12 de agosto:
1897 - Sebastião Eugênio Maciel, natural de Andrelandia (MG), operário da Rhodia. Residência: Rua Bolívia, 186.
1899 - Gines Belzoncce Peres. Espanhol de Águilas. Sócio nº 313 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Rhodia. Residência: Vila Paula.
1915 - Gildo Magrini, de Dois Córregos. Destilador da Rhodia.
Fonte: 1º livro de registros de associados do Sindicato dos Químicos do ABC

FALECIMENTOS


MARIA PERUZZI ECHAVE (Santo André 10-1-1915 - 22-7-2010)

O trabalho marcou a vida de Maria Peruzzi Echave. Solteira, trabalhou em empresas como a Ipiranguinha, a primeira indústria têxtil de Santo André, e Jafet, em São Paulo. Ao casar-se com Floreal Echave, passou a se dedicar mais ao trabalho em casa, mas logo começou a atender no bazar dos sogros, Maria Conceição e Jesus Echave.
O bazar ficava na Rua Senador Flaquer, 16, ao lado da loja de Sadala Melhen. Vendia artigos como linha, zíper, botão e também jornais e revistas. Floreal Echave, marido de Maria Peruzzi, foi um dos primeiros jornaleiros de Santo André.
Floreal faleceu cedo, em 1952, deixando Maria Peruzzi com dois filhos, Enoy e Enio. Assim, ela voltou a trabalhar como operária em tecelagens.
"Ela sempre foi muito preocupada com a família. Se o filho viajava, ela se preocupava. Queria saber quando voltaria. Era também muito independente. Procurava se cuidar sozinha. Não queria que ninguém ajudasse", relata a filha Enoy.
Mais idosa, Maria Peruzzi Echave dedicava-se ao crochê. Filha de Clementina Peruzzi e Luiz Peruzzi, fez colchas para todos os netos. Partiu aos 95 anos. Está sepultada no Cemitério da Saudade. Deixa os filhos, quatro netos e cinco bisnetos. AM

SANTO ANDRÉ
Ernesto Baldoma Avolio, 89. Natural de São Paulo (SP). Dia 10. Cemitério Phoenix.

SÃO BERNARDO
Laurindo José Lisboa , 90. Natural de Poções (BA). Dia 10. Cemitério dos Casa.
Joana Madalena da Paz, 83. Natural de Oeiras (PI). Dia 9. Cemitério dos Casa.
Edenice Maria Scaldelai Brilhante, 60. Natural de Lucélia (SP). Dia 6. Crematório de Vila Alpina, Capital.
Antonio Vilmar Barboza, 56. Natural de Carazinho (RS). Dia 8. Cemitério do Horto Florestal.
Maria de Fátima Silva, 53. Natural de Afogados (PE). Dia 6. Cemitério Jardim da Colina.
José Paschotto, 50. Natural de São Paulo (SP). Dia 8. Cemitério Jardim da Colina.

SÃO CAETANO
Marta Rosch, 95. Natural de São Paulo (SP). Dia 6. Cemitério das Lágrimas.
Lídia de Freitas, 87. Natural de São Paulo (SP). Dia 9. Cemitério das Lágrimas.
Clementina Fabrício Cornitte, 86. Natural de Itapeva (SP). Dia 8. Cemitério das Lágrimas.
Antonio Vieira, 77. Natural de São Paulo (SP). Dia 4. Cemitério das Lágrimas
Santo Giorno, 48. Natural de São Caetano. Dia 7. Cemitério das Lágrimas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.