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Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Boa para a terra e para o trânsito
Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
02/01/2007 | 20:27
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À primeira vista, a Honda XR 250 Tornado não impressiona. Exceto pela altura. O modelo se destaca em movimento. É versátil para o uso urbano – leva grande vantagem sobre os modelos street em trechos de asfalto acidentado – e tem bom desempenho em piso de terra. Ao contrário das antigas motos de trilha, a Tornado tem aceleração macia e sem trepidações, atributo que evita o cansaço após horas de trânsito.

A versão 2007 chegou às concessionárias com novas formas, inspiradas nas motocicletas de competição off-road – linha CRF –, em que as faixas do tanque transmitem esportividade. O motor DOHC 250 garante bom desempenho, aliado à segurança do conjunto de suspensões, que proporciona maciez e resistência.

O painel da Tornado também chama a atenção. O conjunto é totalmente digital. Seria completo se marcasse o nível de combustível do tanque, uma deficiência herdada das antecessoras off-road. Outra desvantagem é o cabo do fluido de freio, que passa sobre o painel e prejudica a visualização dos indicadores.

A tecnologia é marca registrada desta moto. A balança traseira é moldada em alumínio, fator que diminui o peso lateral da motocicleta. Isso garante estabilidade em curvas acentuadas e bom controle da moto parada.

Os pneus da Tornado complementam bem o conjunto fora-de-estrada – são largos, desenhados adequadamente para a terra e garantem boa aderência no asfalto. Os cravos, no entanto, podem prejudicar a dirigibilidade em pistas molhadas.

A Honda desenvolveu um sistema que permite duas regulagens de altura da suspensão da motocicleta. O recurso faz com que motociclistas de baixa estatura possam conduzir a moto com segurança e garante a pessoas mais altas a sensação de estar no comando de uma moto imponente. O preço sugerido pela montadora é de R$ 10.463.



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