Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Líder renuncia comando de organização venezuelana
Das Agências
13/07/2002 | 13:15
Compartilhar notícia


O líder das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), Carlos Castaño, renunciou nesta sexta-feira ao comando da organização radical paramilitar, em protesto contra as atividades criminosas de algumas das facções do grupo, segundo carta divulgada no site da entidade.

"Diante de acontecimentos como o seqüestro do empresário venezuelano Richard Boulton, em poder da organização desde julho de 2000, e tantos outros praticados pelos diferentes grupos que formam as Autodefesas Unidas da Colômbia, como as atividades relacionadas ao narcotráfico, decidi não continuar representando politicamente as AUC, porque cada um faz o que quer, nem sempre com os melhores escrúpulos", afirmou Castaño, que está na clandestinidade.

"Continuarei na direção política das Autodefesas Camponesas de Córdoba e Urabá (ACCU), sob a liderança do comandante Salvatore Mancuso", revela o líder paramilitar na carta endereçada à família de Boulton.

Castaño reitera na mesma carta que vai se empenhar na libertação de Boulton, em poder de uma facção das AUC que opera no centro do país.

"Posso lhes afirmar que a organização armada que opera em Puerto López e Puerto Gaitán aceitou sua responsabilidade no seqüestro do senhor Richard Boulton e manifestam sua vontade de libertá-lo nos próximos dias, entregando-o ao doutor George Comninos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR). Aceitei liderar esta libertação, condicionada ao compromisso de Guillermo e Flaco, responsáveis por esse grupo armado, de explicar claramente sua atitude ao país e ao mundo", reforçou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.