Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 19 de Maio de 2024

Talabi entra no PR para se manter na base de Reali
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
24/09/2011 | 07:40
Compartilhar notícia


Expulso do PSC, o vereador Talabi Fahel acertou ontem ingresso no PR para se manter na base de aliados do prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), para a eleição de 2012. Além de Talabi, muitos dissidentes do PSC - alguns inclusive que trabalham na administração petista - seguiram o mesmo caminho.

Em 2008, o PSC indicou Gilson Menezes (hoje PSB) para ser vice na chapa petista e, pela aliança, abocanhou a Secretaria de Segurança Alimentar. A ida de Gilson para o PSB como forma de trazer os socialistas para o bloco governista tirou a Pasta das mãos do PSC e instalou crise no partido.

A eleição de 2010 escancarou ainda mais o racha, pois muitos militantes decidiram apoiar candidatos a deputado de outras legendas. Por conta disso, a maioria dos filiados foi expulsa do PSC e a executiva estadual determinou que o diretório iniciasse a construção partidária longe de Reali.

Talabi disse que muitos dissidentes do PSC não se sentiram confortáveis com a orientação paulista. "Tínhamos um compromisso com o Mário. Não poderíamos mudar de lado do dia para noite". O vereador afirmou que escolheu o PR porque há garantia da estadual de que a legenda poderá trabalhar sem ingerência de outras esferas.

O presidente do PR de Diadema, José Carlos Gonçalves, evitou garantir a manutenção do apoio à reeleição de Reali, mas confirmou que o acordo está próximo de sair. Em discurso, Reali e o chefe de Gabinete, Osvaldo Misso (PT), reforçaram que pretendem contar com o PR entre os aliados.

Atual presidente do PSC, Teodózio Gregório Silva negou interferência estadual no diretório municipal e afirmou que a expulsão dos militantes foi motivada pela falta de apoio a candidatos do PSC no pleito de 2010.

Além de Talabi e Gonçalves, os ex-vereadores José Zito da Silva, o Zezito, e Pastor Isaias Maria e o ex-secretário de Segurança Alimentar Pedro Soares assinaram com o PR. 

Michels e Márcio sacramentam ida para o PV de Diadema 

Os vereadores de Diadema Lauro Michels e Márcio Giudicio, o Márcio da Farmácia, apalavraram transferência para o PV. Em reunião secreta com a deputada estadual Regina Gonçalves (PV), realizada na manhã de ontem, os dois, que foram expulsos do PSDB, acertaram os últimos detalhes para se filiarem na sigla verde.

O Diário apurou que Regina deu garantias que Michels será candidato a prefeito pelo PV, condição imposta pelo parlamentar. A candidatura, inclusive, tem apoio do presidente estadual do PV, Marco Antônio Mroz.

A transferência partidária foi comunicada pelos vereadores a seus apoiadores políticos. Grande parte dos interlocutores de Michels e Márcio deverá assinar a ficha de filiação no PV nos próximos dias. O evento para celebrar a chegada dos dois vereadores está sendo preparado pela cúpula verde.

A ida de Michels e Márcio causará crise no PV. Muitos militantes defendem que o partido precisa continuar com o PT. Entre eles está o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Souza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.