Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 20 de Abril de 2024

Professores da Metodista estão sem pagamento desde novembro

Greve no início das aulas, em fevereiro, não é descartada; 13º e férias não foram depositados

Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
10/01/2020 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Professores da Universidade Metodista, em São Bernardo, estão sem receber os salários dos meses de novembro e dezembro, além do 13º salário e de valor equivalente a um terço das férias. A estimativa é a de que o corpo docente seja composto de 250 profissionais e, destes, pelo menos 90% não foram remunerados. Outra questão é que o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) não é depositado desde 2015.

Os trabalhadores estão de férias até dia 20 e as aulas retornam em fevereiro. No dia 21, os professores irão se reunir para avaliar a situação e decidir como será a mobilização, sem descartar a possibilidade de greve. Última paralisação na instituição de ensino superior durou 18 dias entre abril e maio de 2019. Entre outubro e novembro, professores do Colégio Metodista pararam por dez dias. Ambas ações terminaram após acordo na Justiça do Trabalho.

“Estamos em um descanso não remunerado e, quando todo mundo estava celebrando o Natal, nós estávamos nos sentindo como se estivéssemos desempregados”, relatou Cristiane Gandolfi, professora da instituição e dirigente do Sinpro ABC (Sindicato dos Professores do Grande ABC).

A universidade informou aos profissionais que eles receberiam o salário de novembro no último dia 7. Contudo, nenhuma quantia foi depositada e o descumprimento não foi justificado. “Se, pelo menos, a Metodista tivesse o mínimo de transparência, tentaríamos entender, mas os professores já foram solícitos demais porque gostam de lá, e agora estão abusando disso”, afirmou Cristiane.

DEMISSÕES - O acordo firmado entre as partes em novembro também previa estabilidade dos profissionais de toda rede até fevereiro. No entanto, professores foram demitidos em dezembro. “A Metodista descumpriu todo o acordo e chegou a demitir por e-mail. Outros descobriram (que foram dispensados) na festa de confraternização”, afirmou Edilene Arjoni, presidente do Sinpro ABC.

Em razão do recesso, ainda não há número exato de quantos foram dispensados. O que se sabe é que nenhum deles recebeu rescisão ou teve a homologação marcada. Segundo Edilene, a universidade sinalizou reunião com o sindicato, porém, a questão não estava na pauta. A previsão era a de que o encontro fosse neste mês.<EM>

JUSTIFICATIVA - A Universidade Metodista garantiu que “as obrigações para com funcionários e docentes estão sendo regularizadas paulatinamente” e destacou que segue “prezando por sua confessionalidade e realizando intensos esforços para regularizar a situação, na certeza de seu crescimento em 2020”.

Desde o início dos problemas, há cinco anos, a instituição alega que o “cenário desafiador” do País está impactando nas finanças, mencionando a inadimplência como um dos principais obstáculos, ainda que não divulgue tal número. Em 2017, pelo menos 50 docentes foram demitidos e as rescisões ainda não terminaram de ser pagas.

Cristiane observa que o índice de desistência é baixo. Das duas turmas do curso de pedagogia que lecionou em 2019, que totalizavam 150 alunos, apenas três não concluíram o ano letivo. “Nem tudo é justificado pela crise econômica, é uma crise de gestão”, opinou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.