Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 5 de Maio de 2024

Política
>
Diadema
Após sete anos, Lauro licita hospital infantil

Prefeito de Diadema põe na rua certame para construção de equipamento prometido em 2012

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
25/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Banco de Dados/DGABC


Depois de sete anos eleito, o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), abriu processo licitatório para construção do hospital infantil, promessa feita pelo verde ainda na sua primeira disputa pelo Paço, em 2012. O equipamento tende a ser erguido no bairro Jardim das Nações, zona Norte da cidade.

Mesmo engatilhando as obras a um ano de deixar a Prefeitura, Lauro não deve entregar a unidade ainda em seu mandato. O prefeito sairá da cadeira em dezembro de 2020 e a previsão é de que o hospital seja levantado até meados de fevereiro ou março de 2021 – o edital estima construção do equipamento em um ano.

De acordo com a licitação desenhada pelo governo Lauro, as obras do hospital infantil custarão R$ 5,66 milhões, recurso esse que será integralmente tirado dos cofres municipais. A ideia é a de que a unidade seja instalada em formato de Pronto Atendimento Infantil.

O prédio terá dois pavimentos e será erguido em área de 700 metros quadrados, colada ao imóvel que abriga a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim das Nações, entre as ruas Itália, Venezuela, Irlanda e Índia. O cronograma da administração estabelece entrega de propostas para a disputa até o dia 27 e vencerá a empresa que apresentar menor valor ofertado para a construção do equipamento. O edital permite que consórcios participem da concorrência pública, desde que sejam formados por até duas companhias.

HISTÓRICO
A abertura de uma unidade de saúde voltada ao atendimento infantil na cidade foi prometida ainda quando Lauro era vereador e disputou a Prefeitura. Naquele ano, o governo do então prefeito Mário Reali (PT, 2009-2012) encerrou o serviço, que funcionava dentro da UBS do Nações. Então candidato de oposição, o verde explorou em sua campanha rumo ao Paço o fim dos atendimentos pediátricos na região, uma das mais populosas do município.

A ideia de erguer um Pronto Atendimento Infantil surgiu logo nos primeiros anos de governo, mas nunca saiu do papel. O projeto vinha sendo empurrado ano a ano nos planos de obras.

Além das obras do hospital infantil, o governo Lauro colocou na rua licitação para construção de Caps (Centro de Atenção Psicossocial) infantil, este na região central da cidade. O valor das intervenções é de R$ 7,45 milhões e a previsão também é de entrega do equipamento no início da próxima gestão.

OUTRAS PROMESSAS
Outra promessa da saúde que Lauro tenta desengavetar é a entrega do novo hospital municipal, que substituirá o atual HM, localizado no bairro Piraporinha. Recentemente, o verde admitiu ao Diário que pode não conseguir “cortar a faixa” da unidade ainda em seu mandato. Após tentar, sem sucesso, construir outro prédio com recursos oriundos de financiamento, Lauro prometeu erguer o equipamento em prédio já existente. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.