Esportes

Primeira Jornada Esportiva de Inclusão marca Dia da Pessoa com Deficiência


Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, participou nesta terça-feira (03/12) do último dia de realização da 1ª Jornada Esportiva de Inclusão, que está sendo promovida no Centro de Recreação Esportiva (Crec) Baetinha, no bairro Baeta Neves, desde o último sábado (30/11). Marcado por extensa programação cultural e esportiva, com participação de alunos das escolas municipais e monitoria de medalhistas paralímpicos, o evento integra a Virada Inclusiva, promovida pela secretaria estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência.
 
Nos quatro dias de realização da Jornada Esportiva, foram praticadas diversas modalidades adaptadas, como Basquete, Futebol, Badminton e Tênis de Mesa, além de rodas de capoeira.

Todas as atividades foram gratuitas e abertas para públicos de todas as faixas etárias. Participaram das monitorias os atletas Gelson Júnior, do Basquete sobre rodas, o atleta Yohansson Nascimento, a mesa-tenista Raiza Farias da Silva e a nadadora Edênia Garcia, entre outros.
 
“No passado, a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade não era pauta do poder público. Hoje, é uma realidade na nossa cidade, que estamos cada vez mais aprimorando, por meio da promoção de uma cultura de respeito e de inserção, com ações das secretarias de Educação, Esporte, Cultura e da nossa diretoria de Cidadania”, destacou o chefe do Executivo, durante o evento.
 
A atividade também contou com presença dos secretários Alex Mognon (Esportes e Lazer), Silvia Donnini (Educação), José Roberto Gil Fonseca (Cidadania, Assuntos Jurídicos e Pessoa com Deficiência), além da diretora do Departamento de Cidadania e Pessoa com Deficiência, Marianne Sant´Ana. “As pessoas com deficiência não devem ser colocadas de lado ou menosprezadas por serem diferentes. Participar destas atividades ajuda os nossos jovens a abrirem a mente para o mundo e perceber que todos têm o direito de estar em todo lugar”, completou a diretora.
 
AÇÕES INCLUSIVAS –
Além de atividades educativas, a Prefeitura tem trabalhado para colocar em prática uma série de ações para inclusão do público com deficiência no município. A conquista mais recente foi a instalação da primeira cadeira adaptada para cadeirantes da América Latina, no teleférico do Parque Estoril, no bairro Riacho Grande. Além disso, a atual gestão também implantou a 1ª escola em tempo integral bilíngue para surdos do estado de São Paulo, a EMEBE Neusa Bassetto, no bairro Rudge Ramos.
 
Há ainda o Espaço Braille, que, em 2018, foi contemplado por concurso promovido pelo Governo do Estado com um kit que dá mais autonomia para acesso a todo o acervo, por meio da leitura e áudio. O espaço conta com 1,4 mil livros em Braille e 90 obras faladas, além de impressora, máquina de escrever, computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela. 

Comentários


Veja Também


Voltar