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Concurso literário
Redações vão ajudar em políticas públicas

Textos embasarão documento que será enviado ao Consórcio com sugestões de melhorias regionais

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
01/12/2019 | 07:00
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Nario Barbosa/DGABC


Passada a fase de premiação dos autores dos melhores textos do Desafio de Redação, a 13ª edição do concurso literário promovido pelo Diário e pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) entra na sua segunda etapa. Os textos, produzidos por estudantes das redes pública e privada das sete cidades, serão reavaliados pelos professores da universidade com o objetivo de identificar temas revelantes que possam ajudar na elaboração de políticas públicas para o Grande ABC. A expectativa é a de que o documento com as propostas seja encaminhado ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC em março.

A iniciativa é pioneira e tem como objetivo apresentar aos sete prefeitos as observações dos estudantes a respeito do tema A Região Que Eu Quero Em 2030, que embasou o concurso literário neste ano. “Na correção para a premiação utilizamos os critérios do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), agora, vamos analisar os textos com mais critérios, como, soluções para a mobilidade e sustentabilidade”, ressalta Joaquim Celso Freire, coordenador de ações de comunicação, extensão e cultura da USCS.

Durante a etapa de correção das redações, os professores observaram que aspectos do cotidiano foram os assuntos mais abordados pelos estudantes, principalmente temas relacionados à qualidade de vida, como segurança pública, educação e cultura.

RECONHECIMENTO

A cerimônia de encerramento do Desafio de Redação, na terça-feira, prêmio 47 pessoas, entre alunos e professores, de 37 escolas das sete cidades, com bicicletas, notebooks e televisores. 

O evento, que aconteceu no Centro Poliesportivo Joaquim Cambauva Rabello, no bairro Barcelona, em São Caetano, foi conduzido pela repórter e apresentadora Izabelle Stein. “O concurso inspira os jovens a escrever e isso é fantástico”, avalia.

No total, foram produzidos 102.604 textos. O prêmio principal – bolsa integral para curso de ensino superior na USCS – foi conquistado por Guilherme Fabrício Bolutavicius, 17 anos, do Colégio Jean Piaget, em São Bernardo. 

O estudante pontuou em sua redação quais os critérios que o Grande ABC precisa avançar para que seja uma região melhor daqui dez anos, como cultura e ciência. (Leia a redação na íntegra no D+). “Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo. Realmente não esperava ganhar”, disse o jovem, que ainda não decidiu qual curso escolher, porém, deseja algo que esteja relacionado à física ou à astronomia.

A torcida selecionada como a mais animada do evento foi a da EE Therezinha Sartori, de Mauá, ganhando R$ 3.000. Foi a quinta vez que a escola venceu a categoria. Além disso, o grupo de ginástica rítmica da Associação Tryade, de Mauá, foi responsável por abrir a cerimônia.

Em 13 anos de concurso, a ação contabilizou mais de 1,4 milhão de textos. O Desafio de Redação é patrocinado pelo Cemitério Vale dos Pinheirais, em Mauá, e tem apoio institucional do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) de São Caetano. O evento final contou com patrocínio da Ecovias.




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