Memória

A década dos Paços


Numa matéria de página inteira publicada no Estadão, em 1969, o jornalista José Marqueiz define Santo André como a “A Nova Brasília”, relacionando as tantas obras públicas daquela época, entre as quais o Paço Municipal. 

Meio século depois, a construção do Paço de São Bernardo ganha uma exposição.

Nesta altura, o Paço de São Caetano mudou para o antigo Buracão da Cerâmica. 

São imagens de um tempo em que o ABC, formando o Grande ABC, respirava prosperidade e se agigantava como região urbana, deixando para a história os tempos em que não passava de subúrbio a meio caminho entre a Capital e o Litoral.

1- SANTO ANDRÉ. O Paço em construção em janeiro de 1967. Ao fundo, a Rua Catequese com o ‘News Seller’, o bairro Jardim horizontal e os prédios do IAPI: obra seria entregue em 1969

2- SÃO BERNARDO. Obras iniciais do Paço, já com o chamado andar placa e a estrutura do prédio da Câmara Municipal. Em primeiro plano, a Avenida Pereira Barreto, no horizonte o Cemitério de Vila Euclides. 

3- SÃO CAETANO. Paço Municipal inaugurado em 19 de março de 1961 num chão de terra preta na Avenida Goiás, lembrando o termo Tijucuçu: no início ali funcionavam setores da Prefeitura e a Câmara Municipal. 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 29 de novembro de 1989 – ano 32, edição 7235

Manchete – Pessoa física paga o Imposto de Renda menor em janeiro 

São Caetano – Erosão ameaça casas no bairro Mauá.

Justiça – O primeiro juizado de pequenas causas do Grande ABC, o Juizado Informal de Conciliação, já funciona em Diadema.

Em 29 de novembro de...

1914 – Em Santo André, o Clube Amadores da Pelota joga em seu frontão diversas quinelas. Abrilhanta a função a banda do 34º Batalhão do Tiro.

Nota – Pelas nomenclaturas, os jogos eram de bocha.

1969 –  Tênis Clube de Santo André inaugura suas novas instalações, na Rua Bernardino de Campos. Na presidência, José Raul Poletto.

Hoje

- Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino

Santos do dia

- Iluminata. Mártir. Viveu na Itália no século IV.

- Paramão

Comentários


Veja Também


A década dos Paços

Numa matéria de página inteira publicada no Estadão, em 1969, o jornalista José Marqueiz define Santo André como a “A Nova Brasília”, relacionando as tantas obras públicas daquela época, entre as quais o Paço Municipal. 

Meio século depois, a construção do Paço de São Bernar...

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:
Voltar