Cultura & Lazer

Fundação das Artes de São Caetano homenageia pintor holandês Vincent Van Gogh


A Noite Estrelada, A Vinha Encarnada, Raízes da Árvore. Essas são algumas das obras assinadas pelo pintor Vincent Van Gogh (1853-1890), um dos nomes mais importantes do século XIX e conhecido principalmente pelo traço forte e o uso de cores intensas. Suas peças servem de inspiração não só para outros pintores, mas para artistas de outras linguagens, como é o caso do corpo docente de dança das Fundação das Artes de São Caetano.

O grupo se inspira no legado do holandês e apresenta o espetáculo Van Gogh – O Gênio Incompreendido, amanhã e domingo, a partir das 19h, no Teatro Paulo Machado de Carvalho. A entrada custa R$ 20.

Segundo Caren Ferreira, coordenadora de dança da Fundação, a ideia inicial era narrar a história da arte, mas depois, chegou-se à conclusão de focar em um único artista, para conseguir maior profundidade dentro do tema.

E para criar o espetáculo, foi necessário mergulhar na obra do pintor, trabalho que estava sendo realizado desde o início do semestre letivo. O grupo vasculhou cerca de 2.000 peças do pintor. “A pesquisa e orientação foram realizadas pelo professor e coordenador Valdo Rechelo, que nos apresentou diversos livros, filmes, além da vasta experiência que possui em razão de anos trabalhando com artes visuais. Daí surgiu a ideia de representarmos a vida do pintor por meio das coreografias”, explica a coordenadora.

Caren diz que os figurinos foram concebidos pensando na paleta de cores utilizada pelo pintor. A ideia, segundo ela, é representar cada fase da vida do homenageado. “A escolha das músicas foi baseada na licença poética que julgamos ser necessária para que possamos apresentar a arte de uma maneira conjunta e sinestésica, eliminando barreiras entre uma ou outra forma de expressão artística”, diz.

Esta não é a primeira vez que a Fundação das Artes, por meio da dança, se baseia em um artista como tema principal do espetáculo. “No último ano utilizamos por base os contos dos Irmãos Grimm, e já utilizamos também outros pintores, mais contemporâneos”,explica.

Van Gogh – O Gênio Incompreendido – Dança. No Teatro Paulo Machado de Carvalho – Alameda Conde de Porto Alegre, 840, em São Caetano. Amanhã, a partir das 19h. Ingr.: R$ 20 (nas bilheterias do local). 

Comentários


Veja Também


Voltar