Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Renascia a República democrática

No feriado de 15 de novembro de 1989 o povo brasileiro foi chamado às urnas para eleger um presidente da República, fato não ocorrido desde a eleição de Jânio Quadros, em 3 de outubro de 1960

Por Ademir Medici
15/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


- Manchete: brasileiros votam por um novo País. Na reta final, não há favoritos para o segundo turno; 82 milhões de eleitores vão às urnas hoje.

Nota – Fernando Collor disparava na frente, mas os números não garantiam que levasse o pleito já no primeiro turno.

- O presidente José Sarney ia à TV. E sentenciava: a transição terminou.

Nota – Claro, Sarney referia-se ao intervalo entre a queda dos militares à frente do País e o seu mandato por vias indiretas, na impossibilidade de Tancredo Neves ter assumido.

- Jornalista Fausto Polesi, diretor de Redação e editor-chefe, fazia, como sempre, o Editorial: ‘O grande momento chegou’.

- Na Cena Política, jornalista Joaquim Alessi abria a seção com as costumeiras duas linhas de título: ‘República chega aos 100 anos e vê a retomada do processo democrático’.

Nota - Isso. Além de tudo, a República brasileira completava seu primeiro século: 1889-1989.

- Na coluna Ponto de Vista, o professor Alexandre Takara enunciava: “a longa caminhada até as urnas”.

- E a jornalista Virgínia Pezzolo escrevia: “País começa a varar seu Rubicão decisivo”.

Nota – Rubicão: vencer uma grande dificuldade, tomar uma decisão grave e assumir a responsabilidade, cf. o Infopédia, dicionário Porto Editora. 

- Um suplemento especial acompanhou a edição, com três entrevistas importantes: Bolivar Lamounier (sociólogo e cientista político), Sobral Pinto (jurista) e Hélio Jaguaribe (“pensador de um Brasil que acreditava no futuro”).

- Produzia a charge do dia, Adelmo, profissional correto, de uma longa trajetória no Diário, e que na assinatura fez questão de simbolizar o gesto do voto no quadradinho típico das antigas cédulas de papel.

Atirador de São Caetano, sentido!

Uma convocatória a você que serviu no bravo TG 02-069

Memória antecipa o registro do 19 de novembro, Dia da Bandeira, com o objetivo de ajudar na convocação de todos os eternos jovens que serviram no Tiro de Guerra de São Caetano.

O convite é feito pelo subtenente Alexandro Messias de Oliveira, chefe de instrução, e pelo subtenente Eliano, instrutor, com divulgação pelo Wagner Natale e Humberto Pastore, respectivamente vice-presidente e secretário do Gama (Grupo de Amigos do Movimento Autonomista). 

Ideia central: celebrar o Dia da Bandeira coletivamente com o máximo possível de ex-atiradores de São Caetano.

Programação: hasteamento da Bandeira Nacional, exposição histórica e homenagens.

Para a exposição serão aceitos, por empréstimo, objetos e fotos do período em que cada um serviu ao TG – veja lá nos seus guardados, ex-atirador, que lembrança você tem do seu período.

Uma homenagem será póstuma, ao líder autonomista Luiz Rodrigues Neves, que em 1948 – quando da emancipação político-administrativa de São Caetano – era sargento instrutor do TG de Santo André e mobilizou as tropas em prol do movimento.

Também será homenageado o líder autonomista Desirèe Malateaux Neto. Portanto, todos ao TG de São Caetano no Dia da Bandeira de 2019. 

Dia da Bandeira

- TG de São Caetano

- Data: 19 de novembro (terça-feira)

- Horário: 11h45

- Endereço: Av.Guido Aliberti, 1.713 – bairro Santo Antonio, em São Caetano

- Informações: 4227-7300; 9-7133-2403 


Em 15 de novembro de...

1974 – O prefeito Geraldo Faria Rodrigues, de São Bernardo, entrega ao tráfego, em caráter oficial, a nova Avenida Faria Lima, inteiramente iluminada, no trecho entre as ruas Américo Brasiliense e João Basso.

Hoje

- Dia da Proclamação da República (130º ano)

- Dia do Esporte Amador

- Dia do Joalheiro

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 15 de novembro: 

- No Ceará, Acarape e General Sampaio

- Na Paraíba, Bonito de Santa Fé

- Em Goiás, Cabeceiras e Urutaí

- No Maranhão, Cajari

- Em Alagoas, Coqueiro Seco e Marechal Deodoro

- No Paraná, Honório Serpa, Inajá, Jaboti, Palmital, Rio Negro e Uniflor

- No Piauí, Novo Oriente do Piauí

- Em Minas Gerais, Prata

- No Rio de Janeiro, Tanguá

Fonte:IBGE.

Santos do dia

- Mártires: Secundo, Fidenciano e Várico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.