Memória

O vôlei campeão de Santo André


“Eu participei dos Jogos Abertos de 1959, em Santo André, como mesário de jogo de basquetebol. Memória publicou uma foto, em que estou com Donato Tieppo e Fernando Lima Capelatto, funcionando em um jogo daquele torneio. (...) Fomos campeões em vôlei masculino. Tínhamos uma grande seleção, com Lázaro, Gilson e o técnico Valderbi Romani.”
José Bueno Lima, advogado e escritor

Quando da realização dos Jogos Abertos do Interior em Santo André, em 1959, o Diário do Grande ABC engatinhava, ainda com o nome News Seller. Os Jogos foram em outubro e o jornal nasceu em maio de 1958. Portanto, tinha menos de um ano e meio. E a cobertura realizada na semana de 18 a 24 de outubro, e antes dela, anunciando os Jogos, e depois, promovendo uma resenha dos acontecimentos, foi excelente.

Durante a semana das competições, dois suplementos especiais foram distribuídos, o que exigiu um esforço redobrado da equipe de repórteres, que tinha a frente o editor Octavio de Oliveira.

Hoje temos um material riquíssimo, preservado pelo Banco de Dados e que ganhou um apoio extra: o de Luiz Carlos Fernandes, o artista gráfico Fernandes, que reproduziu e tratou as fotos que hoje começamos a mostrar.

E POR FALAR EM JAI...

Começamos onde paramos na sexta-feira, quando copiamos o Estadão: “Milhares de pessoas, em extensas filas, postaram-se na entrada do ginásio, aguardando o momento da entrada para os jogos da noite”.

E arrematamos, nos referindo a 24 de outubro de 1959, o último dia dos JAI: “Seria a noite da glória do voleibol masculino de Santo André”.

É CAMPEÃO...

E foi mesmo. Os comandados do técnico Valderbi Romani venceram na final Caçapava por 2 sets a 1, ficando com o título.

Os campeões aparecem em foto coletiva extraída do News Seller: técnico Valderbi Romani e seus pupilos, Gilson Nogueira, China, Tharcisio, Lázaro Azevedo Pinto, Zé Coqueiro, Bandeira, Richard Nassif, Pinheirinho, Erbolato, Er Arguelo de Bivar, Cordeiro, Farid e (a confirmar) Dr. Rubens Awada (Bimbo), que era médico da equipe.

Memória está compilando outras informações, buscadas na cobertura do NS de 60 anos atrás.

Por exemplo: nos Jogos de 1959, Santo André conquistou outras posições importantes nos esportes coletivos, chegando às fases finais também no vôlei feminino e basquetebol masculino e feminino. Depois a gente conta.

Diário há 30 anos...
Sábado, 28 de outubro de 1989 – ano 32, edição 7208

Manchete – Eleições presidenciais: TSE abre exceção para defesa do PDT. Brizola consegue direito de resposta contra ataques de jornais do Rio.

Indústria – O Grupo Cofap, de Santo André, anuncia que planeja a instalação de mais duas fábricas na região.
Falta peça e a Brastemp também para.

Ideias/livros – Jornalista Reinaldo Azevedo comenta: poetas do Grande ABC ainda desconsideram a modernidade; Dalila Teles Veras, texto competente.

Em 28 de outubro de...

1914 – A polícia de São Caetano move ativa campanha contra o uso de armas proibidas.

1924 – Fídia Zamboni nasce no Cambuci, Capital. Arquiteto e memorialista, projetista e executor da Cidade da Criança, em São Bernardo, e integrante do Movimento SOS Câmara, que salvou e criou a Câmara de Cultura Antonino Assumpção.

1929 – Ato municipal aprova o regulamento sobre o Serviço de Fiscalização de Carnes e Produtos Derivados.
Prefeitura de São Bernardo doa um terreno à Sociedade Beneficente São José, em Ribeirão Pires.

1944 – Fundada a Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem de São Bernardo, transformada em sindicato em 1947.

Hoje
Dia do Funcionário Público

Santos do dia
Judas Tadeu e Simão, apóstolos.
No Grande ABC, paróquias, igrejas e capelas são dedicadas a São Judas Tadeu
Santo André, bairro Campestre e Sítio Cassaquera;
São Bernardo, Jardim Boa Vista, Jardim da Represa e bairro Planalto.
Diadema, bairro Santo Ivo, Vila Paulina e Jardim São Judas.
Mauá, Jardim Guapituba, Jardim Zaira e Barro Branco.
Ribeirão Pires, Jardim Caçula.
Rio Grande da Serra, Jardim Encantado.

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 28 de outubro:

Em São Paulo, Novo Horizonte, Sandovalina, São Simão e Ubatuba
No Paraná, Almirante Tamandaré
Em Santa Catarina, Itaiópolis
No Rio de Janeiro, Itaocara
Em Minas Gerais, Simonésia
Fonte: IBGE
 

Comentários


Veja Também


O vôlei campeão de Santo André

“Eu participei dos Jogos Abertos de 1959, em Santo André, como mesário de jogo de basquetebol. Memória publicou uma foto, em que estou com Donato Tieppo e Fernando Lima Capelatto, funcionando em um jogo daquele torneio. (...) Fomos campeões em vôlei masculino. Tínhamos uma grande seleção, com Láz...

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:
Voltar