Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Documento assinado por Tortorello pode passar por exame
Juliana de Sordi Gattone
Do Diário do Grande ABC
07/12/2004 | 10:15
Compartilhar notícia


Exame grafotécnico nos documentos assinados pelo prefeito licenciado Luiz Tortorello (PTB) poderá ser requisitado pelo MP (Ministério Público) de São Caetano para comprovar a autenticidade das rubricas. Os exames abrangem o período de 16 a 30 de novembro, quando o prefeito teria despachado de um leito do Hospital Albert Einstein, na capital paulista.

O Diário apurou que a promotora Marisa Rocha Deshoulieres, da área de Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão de São Caetano, autora do inquérito civil instaurado para analisar a validade dos atos do prefeito durante o período de internação, requereu informações sobre o estado de saúde de Tortorello por ter recebido notícias de que o dirigente não assinou documentos administrativos nesse período. Marisa encaminhou ofício ontem ao hospital para pedir informações detalhadas sobre a saúde de Tortorello. Segundo a promotora, o exame grafotécnico será requisitado conforme as respostas obtidas.

Embora tenha solicitado informações sobre o prontuário de Tortorello, a promotora diz que tornará público apenas o que for de relevância social. "Apenas se, em hipótese, a saúde do prefeito licenciado não o permitisse despachar. Mas a resposta do inquérito tem caráter sigiloso." A intenção da Promotoria é avaliar se os atos foram praticados por "agente que estava em plenas faculdades mentais".

Tortorello, 67 anos, pediu quinta-feira à Câmara afastamento de 15 dias para tratamento médico. O pedido foi aprovado na sexta-feira, três dias após a tropa de choque do prefeito na Câmara protagonizar manobra política que resultou na alteração de um item da LOM (Lei Orgânica do Município). A mudança possibilita ao chefe do Executivo administrar a cidade de qualquer lugar do mundo, por tempo indeterminado. O episódio também é alvo de questionamentos por parte da Promotoria, que encaminhou ontem mesmo ofício requisitando as atas da sessão de terça-feira. "Queremos analisar a constitucionalidade do teor da emenda e do procedimento", afirma Marisa. Tanto a Câmara quanto o Hospital Albert Einstein têm exatos 10 dias para responder à Promotoria.

No dia da votação que alterou a LOM, até o vereador recém-infartado, Marcelino Gimenez (PPS), foi chamado às pressas para possibilitar a aprovação da emenda, que deveria ser apreciada em duas sessões, com 10 dias de intervalo entre si. Porém, o presidente da Câmara, Paulo Pinheiro (PTB), convocou duas sessões extraordinárias seguidas para garantir que a LOM tivesse novo texto antes que vencesse o período de 15 dias de afastamento do prefeito sem autorização do Legislativo.
 
Posições - De acordo com avaliação do Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal), mesmo após o pedido de licença a ação da Câmara compromete a legalidade do ato. A analista Laís Mourão avalia que, ao tentar consertar a situação criada pela aprovação da emenda à LOM, os vereadores cometeram erro maior. "Ao aceitar o pedido de licença, eles usaram uma regra que eles mesmos revogaram", explica Laís. Para ela, se a licença é ilegal, tudo que vem depois do ato também será, como a posse do vice-prefeito Silvio Torres (PTB). Ela diz que alguém precisa entrar com ação de nulidade pedindo para o juiz se posicionar liminarmente.

No contraponto, o especialista em direito público Márcio Cammarosano avalia que considerar a licença ilegal é "procurar pelo em ovo". Ele avalia que nem sempre a lei consegue prever todas as situações e, quando isso ocorre, é chamado de lacuna. Neste caso, Cammarosano afirma que a licença do prefeito deveria ser decidida com base na analogia, usos e costumes ou nos princípios gerais do Direito. "Se o prefeito está pedindo licença por motivos médicos é porque precisa ficar afastado e isso não pode ser negado", diz.
 
Posse - O prefeito em exercício de São Caetano, Silvio Torres (PTB), tomou posse segunda-feira, às 10h, durante cerimônia informal no gabinete da Prefeitura, a qual o Diário foi impedido de acompanhar. Ele permanecerá à frente da administração até o dia 20.

Mesmo após a posse, o prefeito em exercício manteve o posicionamento que adota há duas semanas: não falar com a imprensa. Novamente, um forte esquema de blindagem foi posto em prática para evitar que o Diário obtivesse informações sobre o atual andamento da Prefeitura.

Nesta terça-feira, às 10h, o prefeito se reunirá com todos os 21 vereadores de São Caetano, que foram notificados sobre o encontro na tarde de ontem. Na quarta-feira, no mesmo horário, será a vez dos diretores conversarem com Sílvio Torres.

O clima no Palácio da Cerâmica era tenso segunda-feira e havia mais movimento do que nos últimos 20 dias. No mesmo horário da posse, o prefeito eleito, José Auricchio Júnior (PTB), promoveu reunião com a classe médica da cidade para definir o perfil da futura equipe de diretores.

Promessa - Tortorello completa nesta terça-feira 22 dias de internação no Hospital Albert Einstein. Seu estado de saúde mantém-se crítico, sem alterações em relação à semana passada, quando o quadro não mostrava avanços em relação ao tratamento a que está sendo submetido, segundo informações de fontes familiares. Embora Antonio de Pádua Tortorello, irmão do prefeito licenciado, tenha garantido que boletins médicos seriam colocados à disposição da imprensa a partir de ontem, a assessoria do hospital informou que nenhuma ordem de divulgação teria sido requisitada.

Na última entrevista ao Diário, no dia 11 de novembro, Tortorello disse ser vítima de hepatite C e que estaria sendo submetido a tratamento com fortes medicamentos. Na ocasião, o prefeito afirmou estar em recuperação e fez planos para futuras candidaturas a deputado federal ou ao governo do Estado nas eleições de 2006.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.