Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Mais 30 vítimas do golpe do carro aparecem na delegacia
Artur Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
08/10/2005 | 08:20
Compartilhar notícia


Em comum entre as cerca de 30 pessoas que lotaram a Delegacia Seccional de São Bernardo na manhã de sexta-feira, o fato de todas terem sido enganadas pela mesma quadrilha. Compraram pelo telefone e não receberam carros zero quilômetro. Agora, engrossam a lista de prejudicados pelos golpes praticados pelo grupo chefiado por Luiz Carlos Bravim, preso quinta-feira pela Polícia Civil de São Bernardo, em Jundiaí, com o comparsa Marcos Moreno.

Sexta-feira, os telefones da delegacia não paravam de receber ligações de vítimas. Nem os celulares usados pelo grupo de estelionatários, que fizeram cerca de mil vítimas nos últimos três anos, praticando o mesmo golpe. Anúncios em jornais e na internet divulgavam a venda de carros com descontos de 10% a 15%. Os interessados ligavam e eram atendidos pelos estelionatários, que encarnavam vários personagens para fazer crer que a vítima estava falando com funcionários com o banco de financiamentos da General Motors e de outras montadoras.

As histórias são quase todas iguais. Alguns, como um policial militar entrevistado pelo Diário, perderam valores na faixa dos 10 mil. "Cheguei na fábrica para buscar o carro e logo percebi o golpe. Juro, tive vontade de matar esse cara. Os R$ 6 mil que perdi podem não ser muito, mas era o que eu tinha", conta o policial. Ele pretendia comprar um Volkswagen Fox. Agora, vai ter de juntar o dinheiro novamente.

Outros perderam mais, muito mais. O advogado N.J., 56, morador de São Paulo, depositou primeiro R$ 11 mil e depois mais 99 mil para comprar uma Toyota Hilux. Ficou sem carro e de quebra se tornou a maior vítima da quadrilha de Bravim.

Sexta-feira, os esforços da Polícia Civil estavam voltados para mapear o patrimônio da quadrilha. Seis das cem contas bancárias do bando foram bloqueadas. Outras estavam sendo investigadas. "O que queremos é descobrir todos os bens antes que eles consigam se desfazer deles", diz o delegado seccional Marco Antônio de Paula Santos. Mais duas chácaras se somaram a apartamentos, carros e casas de luxo de propriedade da quadrilha.

Na tarde de sexta-feira, a polícia passou pelo menos cinco horas tentando abrir um cofre, encontrado em uma das filiais do grupo, em Mogi Guaçu, no interior do

Estado. Ao contrário de outras quadrilhas, a de Bravim não costumava guardar e transportar grandes quantidades de dinheiro vivo. No cofre, havia apenas documentos, poucas jóias e um cofre de porquinho cheio de moedas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.