Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Setecidades
>
Lixo eletrônico
Ação do Semasa recebe 700 aparelhos sem uso

Moradores de Santo André também podem levar esse tipo de material nas Estações de Coleta da cidade

Do Dgabc.com.br
25/09/2019 | 13:01
Compartilhar notícia
Divulgação/Semasa


A segunda edição da Semana dos Resíduos Eletroeletrônicos, que ocorreu entre os dias 16 e 20 de setembro, no calçadão da rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André, conseguiu mobilizar cerca de 80 pessoas para descartar corretamente aparelhos que não tinham mais utilidade e que poderiam ser jogados no lixo comum ou em outro local. Com isso, 700 equipamentos tiveram um destino ambientalmente adequado.

Desde que realizou a primeira Semana do REE, em junho deste ano, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) já recebeu mais de mil resíduos eletroeletrônicos. A ação ocorreu em parceria com o Projeto Lapidar, que é uma entidade social que atua com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e que encaminhou os equipamentos para terem o destino correto.

“Com a diminuição da vida útil dos eletroeletrônicos e, consequentemente, a fabricação mais acelerada desses aparelhos, é necessário realizar ações educativas para alertar a população de que esses equipamentos têm em suas composições substâncias perigosas e cancerígenas, como chumbo e mercúrio, e que por isso não podem ser jogados em qualquer lugar”, explica o superintendente do Semasa, Almir Cicote.

A iniciativa também objetivou reforçar que as Estações de Coleta de Santo André recebem esse tipo de material, além de entulho, móveis, recicláveis, dentre outros.

O aposentado Elcio Crinitti, morador do bairro Campestre, apesar de já ter utilizado um dos ecopontos, não tinha notado que pode descartar aparelhos antigos e quebrados nas Estações de Coleta. Na 2ª Semana do REE, ele levou telefone, celular, roteador e controle de game que estavam guardados há um bom tempo. “A ação é bem interessante, porque eu realmente não fazia ideia para onde levar os resíduos”, disse.

No site do Semasa (http://bit.ly/EstacoesColeta) é possível consultar os endereços de todas os ecopontos.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.