Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

The History Channel estreia série brasileira
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
03/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Desvendar mistérios e contar a história de artigos e personagens brasileiros. Esse é o objetivo de Detetives da História, programa que estreia amanhã, às 21h, no canal The History Channel. Misturando aprendizado com dinâmica investigativa, a atração promete agradar ao público ao vasculhar informações que envolvem a vida de curiosos fatos nacionais.

Essa é a primeira série original da emissora feita no Brasil. A temporada de abertura conta com apenas seis episódios com duração de uma hora, no ar sempre às terças-feiras, com apresentação dos atores André Guerreiro Lopes e Renata Imbriani. A dupla parte de relatos envolvendo objetos que seus donos dizem ter participação em um importante momento. Os detetives verificam se tudo o que foi dito é verdade e se o artigo realmente tem o destacado valor histórico.

A cada programa, dois casos são investigados. Em sua estreia, Detetives da História viaja para uma ilha na Baía de Guanabara, no Rio, atrás de velha espada que o proprietário diz ter sido usada em combate na Guerra do Paraguai. Enquanto isso, livro aponta que a autoria do Cristo Redentor pode ter sido de um brasileiro, e não de um francês, como apontam os dados oficiais.

Será possível ainda descobrir se criação do rádio na Europa foi antecipada pelos conhecimentos do padre Landell de Moura, se um par de óculos guardado por colecionador pernambucano realmente pertenceu a Lampião, desvendar de uma vez por todas as origens do primeiro time brasileiro de futebol ou se um esquecido modelo do carro Lincoln K serviu ao então presidente Getúlio Vargas. A produção já conta com mais de 60 objetos a serem analisados.

"Um das grandes sacadas é partir de algo muito pessoal e humano, não é nada profissional. É a partir de simples objetos que mil histórias vão surgindo", explica André.

Segundo Renata, a intimidade com as pessoas envolvidas foi um dos maiores presentes. "As pessoas nos deixaram entrar em suas vidas de forma muito íntima. Estamos apaixonados por nosso País e por essas figuras, que são o povo brasileiro", comenta.

A incerteza quanto ao veredicto final dos casos vai aguçar a curiosidade do público e não deixou de mexer com os apresentadores. "Temos uma visão de ator onde tudo ter de seguir o roteiro. Mas o programa não é bem assim e nos levou a diversos caminhos", analisa a detetive.

Com potencial para diversas temporadas, a atração abrirá espaço para que novas fontes de pesquisa sejam apresentadas pelos espectadores pela internet. Novos contos surgirão e a sempre esquecida história brasileira encontra espaço para ser apresentada de forma didática e atrativa para todo o público.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.