Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Imperatriz Leopoldina é destaque em peça na Capital a partir de sexta

Obra mostra importância da protagonista na independência do Brasil

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
03/09/2019 | 07:31
Compartilhar notícia
Divulgação


A imagem que se tem quando o assunto é a independência do Brasil de Portugal é de Dom Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822, em cima de um cavalo, declarando a libertação do País, eternizada, inclusive, no quadro O Grito do Ipiranga, de Pedro Américo (1843-1905).

Mas o que muitos esquecem de citar é a importância da imperatriz Leopoldina nesse processo. E é exatamente isso o que faz o espetáculo teatral Leopoldina, Independência e Morte, que entra em cartaz a partir de sexta-feira, às 20h, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112). A curta temporada segue até segunda (9), e os bilhetes custam R$ 15 e R$ 30 (www.eventim.com.br).

Apesar de todo o romantismo dos livros de história brasileira e da obra do pintor paraibano, o texto, assinado por Marcos Damigo, lembra que a independência, no entanto, foi declarada antes da data oficial, no dia 2 de setembro de 1822, por Leopoldina (Fabiana Gugli), enquanto regente interina de D. Pedro I, e o fez da sua residência, o então Palácio da Boa Vista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.