Memória

Um passeio ao antigo Mercado Municipal


Antes de mudar para instalações da Elni e para o espaço do hoje adormecido Museu do Trabalho e do Trabalhador, o Mercado Municipal de São Bernardo funcionou no Centro, na Rua Padre Lustosa. Ponto de encontro da cidade, com suas lojas, bancas, gente de raízes e querida.

Roberto Ceola trabalhou no Mercado Municipal antigo dos 9 aos 14 anos (de 1956 a 1961). E guarda as duas fotos que ilustram a sua narrativa nesta Segunda Semana São Bernardo, versão 2019.

Santos do Dia

- Egídio era de Atenas. Em 683 viajou para a França.
- Com fama de santidade, refugiou-se numa caverna.
- Morreu, provavelmente, em 1º de setembro de 720.
- Logo após, os devotos fizeram da sua sepultura um ponto obrigatório de peregrinação.
- Josué
- Terenciano
- Vitório

BEATRIZ DA SILVA MENEZES (1424-1490). Fundou a Ordem das Clarisssas da Imaculada Conceição – ‘Monjas Concepcionistas’<

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 1º de setembro:

- Em São Paulo, Mogi das Cruzes, um dos dez mais antigos do Estado. Criado em 1611. Faz divisa com o Grande ABC: de um lado, Taquaruçu, em Mogi das Cruzes; espigão abaixo, Paranapiacaba, em Santo André.
- Em Pernambuco: Aliança.
- Em Minas Gerais: Cana Verde, Ewbank da Câmara, Ipiaçu, Passa Quatro e Serra do Salitre.
- Na Bahia: Igaporã e Itiruçu.
- No Rio Grande do Norte: Jardim do Seridó.
- No Mato Grosso: Salto do Céu.
- No Pará: Tomé-Açu.
Fonte: IBGE

Hoje

- Início da Semana da Pátria
- Dia do Profissional de Educação Física

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 1º de setembro de 1989 – ano 32, edição 7159

Manchete – Polícia tira os invasores de Diadema do Buraco do Gazuza; vice-prefeito Tonhão e vereador Manoel Boni são detidos. Mil famílias ocupavam esta área municipal desde 4 de agosto.
Meio Ambiente – Cetesb multa oito empresas por poluição no Grande ABC.
Ribeirão Pires – Estado inaugura o novo pronto-socorro da cidade.
Movimento Sindical – Operários encerram greve na Wheaton sem obter o reajuste.
Esportes – Rejane voltou para o vôlei da Pirelli depois de passar temporada de nove meses disputando o Campeonato Italiano.

Em 1° de setembro de...

1914 – A Primeira Guerra Mundial. Manchete do Estadão: os alemães continuam a lançar bombas sobre Paris; a iminência da guerra entre Turquia e Inglaterra.
1939 – Hitler invade a Polônia.
“A Alemanha reagiu”. Com essa frase lacônica, que perdurou na história, há 80 anos Adolf Hitler anunciava aos deputados do Reichstag (prédio que abriga o Parlamente da Alemanha) o começo da invasão alemã à Polônia, o que acendeu a mecha da Segunda Guerra Mundial.
1949 – Fundada a Instituição Assistencial Nosso Lar, de Santo André.
1969 – Gabriel Gonçalves inaugura loja em Santo André, à Rua General Glicério, 204: louças, pratarias, cristais, porcelanas, artigos domésticos, eletrodomésticos...
1974 – Com a fusão dos jornais Folha de São Bernardo (semanário) e Correio Metropolitano (diário) nasce o jornal Folha Metropolitana.
Nota – O Correio Metropolitano começou em São Bernardo, à Rua Joaquim Nabuco, em frente ao PS Central, na antiga fábrica de móveis do Pioti Setti; transferiu-se para Santo André, com redação ao lado da Catedral do Carmo, nos altos do Quitandinha. Mudou para Guarulhos, que deve guardar a coleção do jornal que, um dia, pretendeu rivalizar com o Diário do Grande ABC.
Seria importantíssimo que a Seção de Pesquisa e Memória de São Bernardo, tão bem dirigida pelo professor Jorge Magyar, e onde atuam os competentes irmãos Scopel, procurasse ter uma cópia da coleção da Folha Metropolitana, desde os tempos do Correio Metropolitano.
E provável que esteja em Guarulhos, também, a segunda parte da coleção da Folha de São Bernardo, que é uma lacuna na memória local. A memória do Grande ABC muito ganharia com o acolhimento de todos esses exemplares.
Esta página Memória se propõe a trabalhar junto neste projeto. Vamos a Guarulhos?
1984 – Fundada, em São Bernardo, a Associação Cultural Beneficente dos Migrantes e Simpatizantes Nordestinos do Estado de São Paulo, com sede na Vila Ferreira.
 

Data
- Em 1º de setembro de 1935 era fundado em São Bernardo o Palestra Itália local. Na guerra precisou trocar de nome. Seus dirigentes argumentaram: “Trocamos o nome Itália, mas por que trocar o nome Palestra?” (nome universal, que não se restringe às terras itálicas). Argumento reconhecido. E é Palestra até hoje, 84 anos de história.
 

Comentários


Veja Também


Um passeio ao antigo Mercado Municipal

Antes de mudar para instalações da Elni e para o espaço do hoje adormecido Museu do Trabalho e do Trabalhador, o Mercado Municipal de São Bernardo funcionou no Centro, na Rua Padre Lustosa. Ponto de encontro da cidade, com suas lojas, bancas, gente de raízes e querida.

Roberto Ceola traba...

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:
Voltar