Palavra do Leitor

Facebook ‘versus’ Instagram


 Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, contando atualmente com mais de 500 milhões de contas. A rede social de fotos tem em média 1,5 bilhão de curtidas por dia, além de ser 15 vezes mais interativa do que o Facebook e contar com perfil de mais de 1.400 grandes marcas.

Dessa forma, o Facebook tem diminuído seus números quando o assunto é gasto com publicidade e engajamento. Diante desses dados, surge o questionamento: afinal, como identificar qual é a melhor rede social para a minha empresa?

Particularidades do Facebook – O formato de visualizar os conteúdos no Facebook é diferente do Instagram. Nesta plataforma, na maioria das vezes os textos apresentam finalidade de reflexão, já que as pessoas costumam consumir mais notícias e artigos.

Dessa forma, entende-se que no Facebook é interessante realizar publicações mais detalhadas, em que o destaque principal não seja a imagem, mas sim o conteúdo textual, como, por exemplo, o comunicado de novo posicionamento da sua marca, ou até mesmo parceria.

Além disso, o Facebook permite o compartilhamento de links de sites e blogs, recursos esses que o feed do Instagram não permite. Outro recurso favorecido pelo Facebook são os vídeos. Os criadores de conteúdo já garantiram muitos benefícios, pois a plataforma possibilita acrescentar intervalos durante os vídeos, com a intenção de monetizá-los.

Estratégias para o Instagram – O Instagram surgiu justamente com o intuito de ser mídia social mais visual e voltada para compartilhamento de fotos instantâneas. Um dos pontos fortes da plataforma é conteúdo mais humano, a fim de aproximar as marcas dos clientes – embora no último ano o Instagram também tenha crescido muito como canal de venda.

Atualmente humanizar sua marca é muito importante para gerar empatia nos consumidores. Por isso, existem muitas maneiras de explorar o Instagram para essa finalidade. Uma delas é mostrar os bastidores da sua empresa, comemorações de datas especiais, entre outras ideias que transmitam transparência aos seus seguidores.

Ao final, o interessante é entender que ambas as redes sociais contam com benefícios para a sua marca, por isso tenha muita cautela sobre as suas decisões, pois elas dependem muito do seu modelo de negócio.

O importante é saber traçar estratégias consistentes para cada uma das plataformas, criando conteúdos que sejam realmente relevantes para obter o melhor alcance possível.

Luiz Fernando Natal é gerente de marketing da plataforma de e-commerce Nuvemshop.


PALAVRA DO LEITOR
Parte 2
Mais uma vez, o atuante jornalista Arlindo Ligeirinho Ribeiro foi mais ligeiro do que eu, porque externou, sem titubear, o que penso e também espero que o próximo alcaide diademense seja o engenheiro José de Filippi Júnior (Atropelaria, ontem). Somente me restou subscrever sua pertinente e irretocável missiva. Quiçá, da próxima vez, o mais ligeiro seja este reles escrevinhador outonal.
João Paulo de Oliveira
Diadema

Woodstock – 50 anos
É normal fazermos comparações. Às vezes cometemos erros absurdos e injustiças, por falta de conhecimento ou radicalismo, gerando brigas, desconforto e inimizades. O meu recado vai para vocês que insistem em comparar o Festival de Woodstock com o Rock in Rio. Woodstock é considerado o mais importante da história musical. Foi realizado nos dias 15, 16 e 17 de agosto, em 1969, em grande fazenda na cidade de Bethel, próxima a Nova York, nos Estados Unidos. Foram três dias intensos de paz, amor e música de qualidade. Quero lembrar que muitos convidados não puderam se apresentar, por motivos variados. Se você, que não teve o prazer de curtir o festival, vale a pena assistir ao filme Woodstock. Tenho certeza que vai sentir e entender um pouquinho daqueles momentos mágicos, que trazem ótimas lembranças aos saudosistas, em todo o mundo. Woodstock está completando 50 anos e mantendo viva sua importância. Quem sabe daqui a 50 anos teremos alguns ‘sobreviventes’ para lembrar do festival ‘rock in risos’. Desculpe, Rock in Rio!
José Machado
São Bernardo

Previdência
Mentira que a Previdência Social quebra porque vivemos mais! De 1956 a 1960 todas nossas contribuições à Previdência foram gastas pelo governo Juscelino na construção de Brasília e mansões junto ao Lago Paranoá. Em 1985, com a volta dos corruptos e sanguessugas no poder, nós, trabalhadores e aposentados da iniciativa privada, voltamos a ser sistematicamente roubados. Sem nos consultar, os ‘democráticos’ cortaram o teto das contribuições pela metade, reduzindo futuros benefícios em até 50%. Roubando-nos ainda mais, tiraram o abono de permanência e também o pecúlio. Depois, FHC desvinculou nossos reajustes, até então os mesmos do salário mínimo, reduzindo muito nosso poder de compra. Lula, ‘defensor dos trabalhadores’, em seus dois mandatos poderia, mas nada fez para reverter essa injustiça. E Dilma presenteou os campeões das Copas de 1958 e 1962 com o teto dos benefícios. Eles só correram atrás da bola, ganharam muito dinheiro, gastaram e jamais contribuíram com a Previdência. É isso.
Nilson Martins Altran
São Caetano

Indústria da multa
Mais uma vez tenho me deparado com a surpresa desagradável de receber notificação de trânsito (R 43 0323903), desta vez vinda de São Bernardo. Porém, desta vez com a ‘vantagem’ que, na notificação, apareceu foto comprovatória onde se lê claramente que a placa do veículo é EGV-5117, Ford Focus, ao passo que nessa mesma notificação aparece grifada erroneamente a placa EGV-6117, Ford Fiesta, que se encontra em Praia Grande, no Litoral paulista. Por causa desse erro absurdo de leitura de quem digitou, sou obrigado, para efeito de comprovação, deslocar-me do local do meu trabalho, em Cubatão, com série de comprovantes para São Bernardo, com perdas de horas de trabalho, uma vez que só essa comprovação não é aceita. Com relação às outras notificações em veículos diferentes ocorridas em São Caetano, sobre cinto de segurança, não tive como recorrer. Tive azar, pois não existiam fotos comprovatórias nas notificações.
Luiz Carlos Leoni
São Caetano

As cartas para esta seção devem ser encaminhadas pelos Correios (Rua Catequese, 562, bairro Jardim, Santo André, CEP 09090-900) ou por e-mail (palavradoleitor@dgabc.com.br). Necessário que sejam indicados nome e endereço completos e telefone para contato. Não serão publicadas ofensas pessoais. Os assuntos devem versar sobre temas abordados pelo jornal. O Diário se reserva o direito de publicar somente trechos dos textos.

Comentários


Veja Também


Facebook ‘versus’ Instagram

 Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, contando atualmente com mais de 500 milhões de contas. A rede social de fotos tem em média 1,5 bilhão de curtidas por dia, além de ser 15 vezes mais interativa...

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:
Voltar