Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Cultura & Lazer
>
Pinheiros
Peça sobre Van Gogh estreia no sábado

Cartas que pintor escreveu para irmão inspiraram roteiro dirigido por Helena Fraga

Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
31/07/2019 | 07:25
Compartilhar notícia
Maurizio Manciolo/Divulgação


O artista holandês Vicent Van Gogh (1853-1890) foi considerado um louco e fracassado em vida, mas ganhou notoriedade depois da morte. Tanto que é considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Grande parte do que pensava – e registrou em cartas trocadas com seu irmão, Theo – poderão ser vistas na peça Van Gogh – A Sombra do Invisível, que estreia sábado, às 21h, no porão do Teatro Viga Espaço Cênico, em Pinheiros. A direção é de Helena Fraga.

O pintor é interpretado por João Paulo Lorenzon, que, em um solo de 50 minutos, expõe sentimentos hostis e sombrios, os vazios, medos e dores profundas de Van Gogh e, ao revelá-los, abre também espaço para o sonho, para o desejo e para a vasta produção não entendida à época que, anos depois, foi altamente consagrada. “Van Gogh foi um incompreendido, mas levanta questões atemporais, como as que vivemos na sociedade dos dias de hoje” completa.<EM>

É sobre esta força corajosa, agitada e convulsiva, nascida da mais profunda fragilidade, que se concentra a encenação. Van Gogh ao assumir suas faltas em conversa íntima com o irmão, assume também que sonha e assim alimenta força para criar. O pintor derrama a dor da solidão, da estranheza do ser, do não pertencimento, como o movimento de um furacão. Uma tormenta artística e poética que interessará estudiosos, psicanalistas, artistas e curiosos. “Queremos, de alguma forma, mexer com o espectador. Perturbá-lo e ao mesmo tempo excitá-lo. Levantar questionamentos que Van Gogh viveu e que, de alguma forma, ainda vivenciamos”, finaliza Lorenzon.

Van Gogh – A Sombra do Invisível – Teatro. No Teatro Viga Espaço Cênico (Rua Capote Valente, 1.323). De 3 de agosto a 6 de outubro, de sábado (21h) e domingo (19h). Ingressos: R$ 60 (R$ 30 meia), à venda em www.sympla.com.br/vangogh.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.