Memória

Uma ariranha salvou a natureza no Pedroso


No programa “Memória na TV” desta semana, pelas ondas do DGABC TV, dois funcionários do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), narram histórias comoventes desta autarquia andreense que vive momentos de transição. Os convidados são o engenheiro Aldo Gomes da Costa Filho, mais de 30 anos de Semasa, e a jornalista Susi Elena, que vive os anos iniciais do seu primeiro emprego com carteira assinada.

E o programa começa com uma história incrível: por volta de 1995, 1996, o Semasa tencionava construir uma nova estação de tratamento de água no Parque do Pedroso. Numa visita com os técnicos que iriam fazer o projeto, avistou-se uma ariranha com os filhotes. Aquela cena paralisou os planos. No lugar de uma estação para o tratamento de 700 litros de água por segundo, Santo André ganhou um viveiro que fornece plantas, flores, árvores.

“Para a cidade, foi muito melhor”, comenta o engenheiro Aldo.

Operários, gente...

No programa, é prestada uma singela homenagem aos trabalhadores do Semasa. Pela cor dos seus uniformes, são os “laranjinhas” de Santo André, aqueles operacionais que muitas vezes mergulham nos poços de visitas para desobstruir redes de água e esgoto entupidas. Susi Elena fotografou grupos desses profissionais que atuam em toda a cidade.

O último taquareiro da Praça da Sé, o técnico que conhece todos os registros e todas as linhas mestras para que a água seja fornecida com qualidade à população, os servidores que criaram uma estação de tratamento de água em miniatura para levar conhecimentos à escola, a obra de canalização do Córrego Carapetuba realizada em apenas seis horas para que a cidade não ficasse sem água – esses são alguns temas abordados no programa. Um programa para assistir e refletir, nestes momentos em que Santo André está prestes a ceder à Sabesp um sonho que completará 50 anos em novembro.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 25 de julho de 1989 – ano 32, edição 7126

Manchete – Aumento das tarifas vai ser maior que a inflação.

Educação – Sabor de soja na merenda não agrada aos estudantes da região.

Transportes – Trólebus em greve; ônibus operam linhas.

SOS Bairros – Festa comemora o 17º aniversário do posto de correios do Jardim Santo Inácio: iniciativa parte da SAB amigos do bairro, então presidida por Sebastião Nogueira Reis, o Delegadinho.

Polícia – Fim de semana com 100 assassinatos no Grande ABC.

Em 25 de julho de...

1924 – Revolução em São Paulo. Manchete do Estadão: Grande batalha em toda a frente; aumenta de intensidade o bombardeio.

Granadas caem sobre vários pontos da Capital e fazem numerosas vítimas.

1969 - Inaugurado em Santo André o Pão de Açúcar/Sirva-se, à Rua Coronel Alfredo Flaquer, 22. À frente da rede, a família Diniz.

1974 –  Supermercados Joanin inaugura nova loja em São Caetano: Rua Oswaldo Cruz, 280, esquina com a Rua Piauí.

1984 – A Volkswagen Caminhões é incorporada à Matriz (absorvida pela Volkswagen do Brasil).

Hoje

- Dia do Motorista

- Dia do Taxista

- Dia do Escritor. Data instituída em 1960 pela União Brasileira de Escritores.

Santos do dia

- Cristóvão. Um dos santos mais antigos e populares da Igreja, tanto do Oriente como do Ocidente.

- Valentina. Mártir.

Municípios brasileiros

- Em São Paulo, Águas de São Pedro. Elevado a município em 1949, quando se separa de São Pedro.

- Em Santa Catarina, Abelardo Luz, Agrolândia, Água Doce e Jaraguá do Sul

- No Paraná, Adrianópolis, Alto Piquiri, Barbosa Ferraz, Catanduvas, Cidade Gaúcha, Fênix, Flórida, Icaraíma, Iretama, Itambé, Mandirituba, Marechal Cândido Rondon, Maria Helena, Mariópolis, Marumbi, Matelândia, Medianeira, Moreira Sales, Nova América da Colina, Ourizona, Palotina, Salto do Itararé, Santo Antônio do Paraíso, São João, São Tomé e Xambrê

- No Maranhão, Davinópolis<TB>

- Em Goiás, Goiás

- No Piauí, Pimenteiras

- No Rio Grande do Sul, São Leopoldo

Fonte: IBGE.

Comentários


Veja Também


Uma ariranha salvou a natureza no Pedroso

No programa “Memória na TV” desta semana, pelas ondas do DGABC TV, dois funcionários do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), narram histórias comoventes desta autarquia andreense que vive momentos de transição. Os convidados são o engenheiro Aldo Gomes da Costa Filho...

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:
Voltar