Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Setecidades
>
Reconhecimento
Professora de Ribeirão Pires é finalista de prêmio nacional

Dayane Martim estimulou alunos a produzirem fábulas, posteriormente organizadas em livros

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
19/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Professora da EE Professora Judith Ferreira Piva, no bairro Quarta Divisão, em Ribeirão Pires, Dayane Martim, 29 anos, foi uma das 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10 deste ano. A ação, promovida há 21 anos em parceria com a Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho, analisou 5.000 projetos de docentes das redes pública e privada de todo o País.

O projeto finalista partiu de sugestão do currículo oficial da rede estadual, o trabalho com o gênero fábula (narrativa na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas). dentro das atividades de português do ano passado. O trabalho, nomeado como Sequência Didática: Fábulas, contou com a produção de 90 textos autorais dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Foram 54 aulas sobre o tema.

As fábulas foram reunidas em três livros – um por turma – com o objetivo de oferecer as obras literárias a estudantes de outras unidades de ensino da região. “O mais incrível de tudo foi que meus alunos se sentiram importantes, autores mesmo. Isso não tem como explicar”, ressalta Dayane. 

Após a publicação dos livros, os alunos vivenciaram experiências como participação em eventos na UFABC (Universidade Federal do ABC) e tarde de autógrafos. “Esse projeto fluiu natualmente em todas as etapas. Foi demorado e difícil, mas, no fim, valeu a pena”, considera a educadora.

Além disso, para Dayane, participar do concurso e estar entre os finalistas simboliza avanço em sua carreira como professora, que começou em 2014. Ela lecionou por dois anos a disciplina de língua inglesa e encontrou na língua portuguesa sua paixão, há três anos. “Antes mesmo de fazer minha inscrição no Prêmio Educador Nota 10, já recebia incentivos da minha família, amigos e até dos alunos. Com isso, pretendo sempre criar novas ideias para colocar em prática com meus estudantes”, finaliza a docente. 

NACIONAL

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita e o intuito é valorizar os professores da educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio, bem como coordenadores e gestores escolares de todo País. Até 2019, pelo menos 231 educadores foram premiados e R$ 2 milhões em prêmios foram distribuídos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.