Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Setecidades
>
Campanha contra o sarampo
São Caetano registra alta procura por vacina

Imunização começou ontem nos postos de três cidades do Grande ABC e segue até 16 de agosto

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
12/07/2019 | 09:39
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O primeiro dia da campanha de vacinação contra o sarampo, que tem como público-alvo pessoas de 15 a 29 anos e profissionais de saúde, começou com boa adesão em São Caetano.  Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Caterina Dell’Anese, no bairro Olímpico, cerca de 50 pessoas foram imunizadas ontem. A procura representou, em apenas um dia, todo o movimento que a unidade registra em duas semanas. 

“As pessoas estão sabendo sobre a campanha e estão com medo da doença”, avaliou a diretora da unidade, Ana Lucia Parra. A equipe de enfermagem está preparada para analisar, junto ao morador, a relação risco/benefício para tomar a vacina, nos casos em que o indivíduo está fora do público-alvo. 

A técnica de farmácia Paula Cadenassi, 36, não quis esperar para se imunizar e compareceu à unidade logo no primeiro dia da campanha. “Fico atenta às vacinações dos meus filhos, mas também àquelas que eu preciso tomar”, explicou. O empresário Ector Capelasso, 23, tomou a dose contra o sarampo e atualizou vacinas atrasadas, como contra o tétano e a hepatite. “Minha mãe esteve na UBS e me falou sobre a campanha. Confesso que não tenho muito cuidado com isso e deveria me informar mais, porque o interesse é meu”, afirmou. 

Junto com Santo André e São Bernardo, São Caetano recebe a mobilização estadual até o dia 16 de agosto. Além das três cidades do Grande ABC, os municípios de Guarulhos e Osasco também foram incluídos na campanha, que tem como objetivo interromper a circulação do vírus que causa a doença no Estado de São Paulo. Na Capital, a ação teve início em 10 de junho.

Dados da Secretaria do Estado da Saúde indicam que foram confirmados 206 casos da doença no Estado, sendo 22 na região (Santo André teve 12 ocorrências, São Bernardo, sete, Ribeirão Pires, dois, e, Diadema, um). A escolha das cidades seguiu critérios epidemiológicos, conforme a diretora do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Estado, Regiane de Paula. 

No dia 20 de julho, será realizado o ‘Dia D’ contra o Sarampo, com as UBSs de todas as cidades atendendo ao público-alvo da campanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.