Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Setecidades
>
Criatividade
Poupatempo cria brinquedos para distrair crianças

Em São Bernardo, são produzidos 90 itens recicláveis por semana para ajudar na hora de tirar RG

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
09/07/2019 | 08:40
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O processo de tirar fotos e realizar coleta de dados e impressões digitais para a confecção de RG nem sempre é bem-vindo pelas crianças. A percepção, a partir das dificuldades enfrentadas do dia a dia, fez com que funcionários do Poupatempo de São Bernardo, no Centro da cidade, criassem, há dois anos, projeto em que os trabalhadores contam com a ajuda de brinquedos para distrair os pequenos durante a tarefa.

Semanalmente, são produzidos 90 brinquedos com materiais recicláveis pelos próprios funcionários do Poupatempo. Duas auxiliares administrativas tiveram a ideia após observarem, em um dia de atendimento, que a criança parou de chorar após receber um brinquedo. “Ela (pequeno) pediu para levar o brinquedo embora. Não parei de pensar em como ajudar as crianças nessa situação”, lembra a auxiliar Solange Donato, 57 anos, funcionária da unidade há 17.

Depois do episódio, Solange começou a pesquisar como confeccionar brinquedos feitos 100% com materiais recicláveis e descobriu que é possível utilizar, por exemplo, rolinhos de papelão do papel higiênico e do papel toalha. “Comecei a produzir em casa, sozinha, mas percebi que não conseguiria dar conta da demanda. Foi aí que apresentei a ideia para a coordenação. Todos abraçaram o projeto.”

Após a comissão de evento do Poupatempo São Bernardo e outros funcionários terem se interessado pela ação e começado a ajudar na produção, foi criado um ateliê dentro da unidade. Com a equipe formada, foram elaboradas ideias com novos materiais. Os funcionários passaram a armazenar itens como caixas de leite e de sucos vazias. As confecções são realizadas aos sábados, das 7h às 13h. “Conseguimos esse tempo para o pessoal ficar produzindo. O retorno tem sido muito positivo. No início, pensamos que não daria certo, mas hoje vemos a evolução do projeto. Os funcionários estão elaborando novos modelos, se aperfeiçoando”, destaca a assistente de atendimento e coordenadora das confecções Maria Cristina Simim, 54.

Média de 90 brinquedos são produzidos por semana, volume aproximado ao número de crianças com menos de 5 anos que comparecem na unidade no período para tirar o primeiro RG. No mês de julho, época de férias, o movimento dos pequenos tem alta de 20%, o que também exige aumento da produção.
A auxiliar administrativa Isabel Fonseca, 18, agendou para tirar o segundo RG da filha Eloísa Fonseca, 2, na última semana na unidade de São Bernardo. Segundo a mãe, apesar de a menina ser calma, o brinquedo a ajudou a sorrir para a foto, coisa que ela não havia feito na primeira oportunidade. “Achei a ideia (de ofertar um brinquedo às crianças) ótima, prendeu bastante a atenção dela. As crianças ficam mais quietas para a foto, pois sabem que poderão levar para casa o brinquedo. São coloridos e bem-feitos”, ressalta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.