Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Política
>
Modal
Bancada regional se divide sobre troca na Linha 18

Aliados de Doria enaltecem novo plano de transporte; oposição questiona mudança do modal

Fábio Martins
Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
04/07/2019 | 08:47
Compartilhar notícia
DGABC


A bancada de deputados estaduais do Grande ABC se dividiu a respeito da troca do modal da Linha 18-Bronze, de monotrilho para BRT (na sigla em inglês, sistema de ônibus de alta velocidade). Enquanto parlamentares considerados da base de sustentação do governador João Doria (PSDB) na Assembleia Legislativa enalteceram as promessas de modernização da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e de instalação da Linha 20-Rosa do Metrô, o bloco de oposição lamentou o que chamaram de “sepultamento do Metrô” para a região.

Líder do PSDB na Assembleia, Carla Morando (PSDB), de São Bernardo, declarou que a gestão Doria “deu resposta rápida à demanda antiga”. “São Bernardo teve uma grande vitória com o anúncio da Linha 20-Rosa do Metrô e o Grande ABC, com a Linha 10 da CPTM, que será o primeiro Metrô de superfície, e também o BRT. Todos esses projetos serão concluídos em menos tempo que o monotrilho. Analisando os três anúncios, considero uma grande conquista para à população do Grande ABC.”

Na mesma linha caminhou o pensamento de Thiago Auricchio (PL), de São Caetano, idealizador da Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Grande ABC. “Acredito que o governo do Estado fez estudo embasado e técnico para chegar a esse resultado. São Caetano e o Grande ABC ganham com a chegada da Linha 20. Há também a troca dos trens da Linha 10, com objetivo de criar Metrô de superfície, o que dará maior agilidade e conforto aos usuários.”

Oposição a Doria, Teonilio Barba (PT), de São Bernardo, reclamou da postura dos prefeitos Paulo Serra (PSDB), de Santo André, Orlando Morando (PSDB), de São Bernardo, e José Auricchio Júnior (PSDB), de São Caetano. “Acho muito ruim, você quebra uma expectativa da região, já que a demanda (do BRT) não atende a região. Achei que os três prefeitos que participaram da coletiva se comportaram como três cordeiros. Faltou brigar pela região.”

Também oposicionista, Luiz Fernando Teixeira (PT), de São Bernardo, classificou o anúncio como “sepultamento” do Metrô. “Doria sepultou o Metrô no Grande ABC. Foi uma dura conquista que hoje (ontem) recebeu uma pá de cal. O Metrô tinha sido licitado e contratado e o atual governador, em sua campanha, prometeu tirá-lo do papel. Em minha opinião, Doria traiu os votos que recebeu no Grande ABC. E o pior: Orlando e Paulo Serra não lutaram. Muito triste.”

Coronel Nishikawa (PSL), de São Bernardo e na bancada independente, criticou a mudança. “O governo do Estado não pode ignorar 2 milhões de votos do Grande ABC. Para mim, o anúncio do BRT não é tão bom quanto o monotrilho. Que eu saiba, o BRT não aguentaria a demanda da região”, disparou.

Márcio da Farmácia (Podemos), de Diadema, não retornou aos contatos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.