Cena Política

Estrategistas de Lauro em outra canoa


Em 2012, Lauro Michels (PV) era vereador recém-saído do PSDB de Diadema. Estava em seu segundo mandato quando decidiu que iria seguir o plano do pai, Ademar, e sair candidato a prefeito naquele ano. Pouca gente acreditava que um jovem, com então 30 anos, pudesse desbancar a máquina de três décadas na mão do petismo. Pequeno grupo em seu entorno trabalhou para viabilidade de uma candidatura capaz de derrotar o PT e também de se destacar diante do ex-deputado José Augusto da Silva Ramos (PSDB). Dois desses personagens participaram do núcleo de estratégia daquele projeto eleitoral – Gesiel Duarte e Joeder Souza. No primeiro mandato, ambos foram contemplados com secretarias. No segundo, renegados pelo verde. Joeder tem atuado agora para a pré-candidatura ao Paço de outra desafeta de Lauro, Denise Ventrice, ex-diretora do Procon local. O projeto eleitoral de Denise tem características semelhantes ao de Lauro em 2012. O ditado popular é que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Mas, para supersticiosos da política, tudo pode acontecer. 

Ataque 

 Um dia antes de anunciar, ao lado do governador João Doria (PSDB), o futuro da Linha 18-Bronze do Metrô, o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, teve sua atuação questionada pelo senador Jorge Kajuru (PRP-GO). Em uma rede social, Kajuru compartilhou reportagem da revista Veja que relata que Baldy, ex-ministro das Cidades, se instalou em apartamento de luxo em São Paulo em condomínio onde moram o fundador do frigorífico JBS e o filho do ditador da Guiné Equatorial. Baldy é de Goiás, mesmo Estado de Kajuru. O senador classificou o secretário de “bandido refinado com fortuna sem justificativa”.

Cenário

 Funcionários do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) entraram em contato com a coluna para traçar panorama da composição da plateia que acompanhou na segunda-feira de manhã a audiência sobre o futuro convênio entre a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e a Prefeitura andreense. O anfiteatro Heleny Guariba, local da atividade, estava lotado, mas, segundo esses colaboradores, estranhamente cheio por pessoas que não são vistas na autarquia.

Redução

 Na Câmara de São Bernardo, o projeto de lei protocolado na semana passada pedindo para reduzir de 28 para 21 o número de vereadores ainda é pauta nos corredores da casa, mesmo com os parlamentares em férias. O comentário é que, para diminuir para 21 cadeiras, o Legislativo primeiro precisa eliminar da folha de pagamento o 29º vereador, já que Mario de Abreu (PSDB), afastado judicialmente do mandato acusado de cobrar propina, continua recebendo salário – a direção da casa tenta evitar impasse judicial com eventual suspensão do pagamento.

Protocolado

 O militante Erick Elói foi o primeiro a protocolar oficialmente sua pré-candidatura à Prefeitura de Santo André no diretório do PT. O documento foi apresentado ontem ao secretário-geral da legenda, Fernando Noé. Dentro do petismo, Elói conta com apoios declarados do ex-prefeito João Avamileno e do vereador Alemão Duarte – está próximo de anunciar também adesão de outro parlamentar, Luiz Alberto. Há outras pré-candidaturas colocadas na sigla, mas nenhuma apresentada de maneira oficial.

Previdência

Integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre) do Grande ABC instalaram faixa a favor da reforma da Previdência no viaduto que passa pela Avenida José Antônio Almeida Amazonas, no Centro.

Comentários


Veja Também


Estrategistas de Lauro em outra canoa

Em 2012, Lauro Michels (PV) era vereador recém-saído do PSDB de Diadema. Estava em seu segundo mandato quando decidiu que iria seguir o plano do pai, Ademar, e sair candidato a prefeito naquele ano. Pouca gente acreditava que um jovem, com então 30 anos, pudesse desbancar a máquina de três década...

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:
Voltar