Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Tecnologia
>
Com segurança
Saiba como evitar superexposição nas redes sociais
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
01/07/2019 | 08:18
Compartilhar notícia


A ESET analisa o fenômeno da superexposição de usuários nas redes sociais e fornece dicas sobre como aproveitá-las com segurança. De acordo com a empresa, o fenômeno digital não é o risco em si, mas o problema de fato está relacionado ao tipo de informação que é compartilhada e que tem acesso a ela.

Leia mais: 
Menino de 13 anos hackeia drone para expor falhas de segurança na Internet das Coisas
Microsoft garante que você não precisa mais remover o pen drive com segurança

É importante parar e analisar os riscos aos quais você está sendo exposto ao compartilhar informações pessoais nas redes sociais. Também é recomendável configurar as permissões dos aplicativos para filtrar quem pode ver as atividades. Levando em conta que a maioria dos usuários geralmente usa mais de uma rede social, é provável que um criminoso crie um perfil bastante detalhado de uma vítima, coletando apenas informações sobre seus perfis e suas atividades de cada uma de suas contas nas redes sociais.

Saturadas com informações pessoais, as redes sociais tornaram-se um território ideal para criminosos. Usando sites como ferramentas de reconhecimento, um invasor pode enviar uma mensagem direcionada (spearphishing) na qual ele tenta persuadir um usuário a visitar uma página falsa, que parece ser legítima, com o objetivo de roubar credenciais e dinheiro. As técnicas de manipulação também são usadas para o usuário abrir um anexo infectado, que age como um malware com a capacidade de filtrar dados ou gravar tudo o que é digitado no computador por meio de um keylogger.

A ESET fornece conselhos para neutralizar os riscos da troca excessiva de informações digitais. Veja só:

– Revise e configure as opções de privacidade disponíveis em cada uma das redes sociais usadas.
– Sempre que possível, recomenda-se limitar o máximo possível o acesso de pessoas que podem ver o que está sendo feito.
– Analise o que você vai publicar, porque assim que algo é publicado, você perde o controle sobre o que os outros fazem com esse material. O mais seguro é sempre evitar publicar o que não gostaríamos que o público visse.
– Pense como um invasor: as informações compartilhadas podem ser usadas contra mim? Se a resposta for sim, é melhor não postar.
– Tenha cuidado com mensagens suspeitas. Se a mensagem contém links ou coisas que soam boas demais para ser verdade, desconfie. Essa recomendação se aplica também para mensagens enviadas por conhecidos, pois um invasor poderia ter violado a conta.
– Verifique pedidos de amizade, o ideal é aceitar solicitações de amigos, conhecidos ou pessoas com quem você tem amigos em comum na vida real.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.