Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Em procissão, lá vai a comunidade para a escola
Ademir Medici
10/06/2019 | 07:31
Compartilhar notícia


O diretor da escola da Vila Tibiriçá chegou ao estúdio do DGABC TV com uma sacola de fotos, folders e documentos. No corre-corre, elegemos aleatoriamente algumas das imagens. Estão todas na entrevista do programa Memória na TV. Sintonizem em www.dgabc.com.br . Mas existem muitas outras fotos, que podem ser conhecidas na própria escola.

A nossa preferida é esta da procissão: as pessoas dirigem-se à escola do seu bairro, num Santo André de meio século atrás, em busca do seu destino – melhor uma escola que uma casa de detenção.

Meio século da EE Professor Paulo Sinna, da Vila Tibiriçá, em Santo André. E você, diretor de outra escola do Grande ABC? A sua escola tem história? Conte essa história para nós.

E você, ex-aluno, professor, funcionário da EE Paulo Sinna, você tem fragmentos desta história em sua casa? Compartilhe. Leve para o professor Anderson. Ele vai tirar cópia, expor e dar crédito a você. E você estará participando de lindo projeto, o projeto da construção de uma memória coletiva, que é o mais bonito de todos os projetos.

Escola professor Paulo Sinna constrói a sua história
As fotos que vieram da Vila Tibiriçá
 Entrevistado: professor Anderson Ferreira de Oliveira, diretor – anderson.oliveira2@educacao.sp.gov.br
No ar pelo Diário OnLine: www.dgabc.com.br

Diário há 30 anos

Sábado, 10 de junho de 1989 – ano 32, edição 7088

Manchete – Mauricio (Soares, prefeito de São Bernardo) quer achatar tarifa, diz João Antonio Setti Braga, presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo do ABC.
Editorial – Decreto de Mauricio é resposta temerária
São Bernardo – A Prefeitura vai transformar os 26 postos de puericultura da cidade, que atendem só a crianças e gestantes, em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com atendimento clínico, ginecológico e dentário.
Cena Política (Joaquim Alessi) – Brandão mantém firmes as rédeas do PTB em Santo André.

Em 10 de junho de...

1919 – ‘Fundação de São Paulo’ é o título do artigo publicado pelo historiador Affonso d’E. Taunay na primeira página do Correio Paulistano:
Escreveu o historiador:
n Percebeu Manuel de Nóbrega que a região litorânea não era a zona propícia para a grande obra que se ia empreender. Daí a escolha de um local além da serra para a fundação de São Paulo.
Taunay define o padre Manuel de Nóbrega como o cronista da província do Brasil, citando a justificativa do religioso para vencer a Serra do Mar: ele procurava um lugar onde se fundasse de novo um povo principiado em sinceridade, verdadeira religião e amor de Cristo.
Internacional
Do noticiário do Estadão: declaração do estado de guerra na Finlândia.
Do noticiário do Correio Paulistano: na Prússia Ocidental está sendo organizado um verdadeiro exército de voluntários para combater os polacos.
1944 – Manchete do Estadão: novos êxitos alcançados pelos aliados na frente ocidental.
Os Estados Unidos no ano da invasão (artigo de Egberto Lacerda Teixeira).
O mundo vivia os momentos seguintes do chamado ‘Dia D’, conforme nos informa o leitor Célio Augusto da Silva, que escreve: ‘A invasão da Europa (em 6 de junho de 1944) nos livrou dos dirigentes do Eixo, que causou tudo de ruim para a Humanidade’.
Das redes sociais: tropas do Reino Unido, dos Estados Unidos, do Canadá e da França atacaram forças alemãs no litoral Norte da França, em 6 de junho de 1944. Maior operação militar já realizada, ela marcou o início da campanha para libertar o território Noroeste da Europa ocupada pelos nazistas.

Hoje

Dia da Artilharia, em homenagem ao marechal Emílio Luís Mallet, o Barão de Itapevi, Patrono da Artilharia no Brasil nascido em 10 de junho de 1801 na França e falecido no Rio de Janeiro, em 1886.
Dia da Língua Portuguesa, reportando-se ao dia da morte de Camões, autor de Os Lusíadas, em 1580.

Santos do dia

Dia da Artilharia, em homenagem ao marechal Emílio Luís Mallet, o Barão de Itapevi, Patrono da Artilharia no Brasil nascido em 10 de junho de 1801 na França e falecido no Rio de Janeiro, em 1886.
Dia da Língua Portuguesa, reportando-se ao dia da morte de Camões, autor de Os Lusíadas, em 1580.

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 10 de junho:

No Pará, Alenquer
Em Goiás, Americano do Brasil, Mundo Novo, Nova Glória e Vicentinópolis
Em Tocantins, Figueirópolis, Nova Olinda, Palmeirópolis. Santa Maria do Tocantins, Silvanópolis, Tuaguatinga
No Paraná, Foz do Iguaçu, Ivaí
Em Santa Catarina, Guabiruba
Na Bahia, Queimadas
No Rio de janeiro, Sumidouro
No Maranhão, Urbano Santos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.