Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Emae nega que tenha embargado obras na estrada dos Alvarenga
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
19/02/2005 | 17:58
Compartilhar notícia


A Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) nega que tenha embargado a obra de duplicação, calçamento e pavimentação da estrada dos Alvarenga, no bairro Alvarenga, em São Bernardo, como a Prefeitura da cidade afirmou em nota divulgada na última quarta-feira. Na quinta-feira, o Diário publicou reportagem que mostrou que as crianças da Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Arlindo Miguel Teixeira disputavam lugar com os carros na via, que não dispõe de calçada a poucos metros da entrada do colégio, que fica em uma curva às margens da represa Billings. As obras começaram em setembro de 2003 e deveriam estar acabadas em exatamente um ano.

Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, a qual a Emae é ligada, a empresa não obteve embargo e sim enviou notificação à Prefeitura de São Bernardo porque alguns pontos da obra ficavam em uma APP (Áreas de Proteção Permanente), inclusive a porção em frente à escola.

A nota diz que “para qualquer alteração nessas áreas é obrigatório realizar estudos de impacto ambiental seguidos de aprovação dos órgãos competentes. Em caso contrário, pode-se chegar à penalização por crime ambiental”. O órgão competente, no caso, é a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, de quem a Prefeitura esperava laudo. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria, foi identificado a necessidade da realização de um Eia-Rima (Estudo do Impacto Ambiental e Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente). De acordo com a nota da Emae, depois de uma fiscalização que confirmou a alteração da área da Billings, foi enviado um ofício pedindo as licenças ambientais da área, que não foram recebidas até agora.

Questionada, a Prefeitura de São Bernardo se limitou a enviar nota dizendo que representantes das Secretarias de Transportes, Habitação e Meio Ambiente e da Secretaria Especial de Coordenação de Infra-Estrutura fariam uma vistoria na estrada dos Alvarengas para “analisar o que será possível fazer em caráter emergencial e dentro do que prevê a legislação ambiental.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.