Cíntia Bortotto

Competências na era do conhecimento


Continuando ainda falando sobre o que faz um bom líder, selecionei as principais características que fazem um líder de sucesso nos tempos em que vivemos. Vamos lá?

1 – Criar visão

Em geral, os líderes conhecem o propósito de suas organizações, a visão das mesmas, os valores e criam estratégia para influenciar seus liderados a alcançarem. É o início da inspiração.

2 – Inspirar os outros em prol da visão

Depois da visão criada e do plano feito o líder precisará de interlocutores que o ajudem a executar esta visão, para isso, estes interlocutores também têm que acreditar na visão, para eles tem que fazer tanto sentido quanto para o líder! Muitas vezes, neste momento, o líder tem que conhecer suas pessoas para vincular os propósitos individuais com a visão maior.

3 – Comunicar claramente

Um dos grandes desafios da liderança é comunicar. Além dos pontos processuais, tem aspectos pessoais da boa comunicação. A clareza, a postura, enfim, comunicação é definitivamente uma competência da liderança.

4 – Motivar as pessoas

Mas, afinal, motivação é intrínseca ou extrínseca? Como manter a equipe motivada? Como evitar o turnover? Como manter o canal de comunicação aberto para saber quando algo não vai bem no engajamento do time?

5 – Dar feedback

O feedback, seja ele positivo ou construtivo, é chave para o desenvolvimento e motivação das pessoas. Dar feedback genuinamente é ato de comprometimento, mostra o quanto aquele gestor está comprometido com o desenvolvimento do colaborador.

6 – Utilizar os talentos de cada um

Saber usar o talento de cada componente da equipe e ajudá-los a usarem entre si seus próprios talentos são processos de grande sabedoria para um líder e o ajudam a gerir a equipe de maneira primorosa.

7 – Criar uma equipe que trabalhe coesa

Quando cada integrante da equipe conhece as fortalezas do outro e sabe aproveitá-las, em um ambiente de abertura e confiança, o time trabalha de maneira coesa.

8 – Gerenciar conflitos

A tendência de times que trabalham cada vez mais em rede para mediar e solucionar conflitos, encontrando soluções, ganha – é uma competência cada vez mais necessária nas posições de liderança.

9 – Ser o exemplo

Quando o líder fala algo, mas não faz, perde credibilidade.

10 – Reconhecer

Reconhecer e ter gratidão pelo time que entrega é um grande feito. Esta é uma das características dos grandes líderes, reconhecer o trabalho.

11 – Celebrar vitórias

Celebrar vitórias é mais do que o símbolo de reconhecimento. É símbolo de que algo foi feito que é digno de ser comemorado, compartilhado. Isso motiva, marca ciclos e as vezes cria histórias.

É claro que o exercício de liderança exige outras competências, características e ações, mas criei aqui passo a passo que se for seguido te dará de maneira muito pragmática bons frutos. São práticas simples, mas altamente eficazes!
 

Comentários


Veja Também


Competências na era do conhecimento

Continuando ainda falando sobre o que faz um bom líder, selecionei as principais características que fazem um líder de sucesso nos tempos em que vivemos. Vamos lá?

1 – Criar visão

Em geral, os líderes conhecem o propósito de ...

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:
Voltar