Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Economia
>
São Caetano
Após nove dias, trabalhadores encerram greve na Móveis Bartira
Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
30/05/2019 | 18:55
Compartilhar notícia


A paralisação dos funcionários da indústria de móveis Bartira, localizada em São Caetano, teve fim após uma assembleia realizada no final da tarde de hoje. Ao todo, são 1.500 colaboradores que reivindicavam mudanças na jornada de trabalho, pedindo para trabalhar de segunda à sexta-feira, compensando o sábado durante a semana. A empresa concordou em conceder um sábado de folga a cada 15 dias.

No total, o prejuízo para a moveleira com a paralisação chegou a R$ 18 milhões (estimado em R$ 2 milhões por dia). Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Caetano, que também representa os da indústria mobiliária, Edison Bernardes, a indústria apresentou a proposta na parte da manhã. "Eles disseram para que a nova escala começasse a partir de setembro, mas entendemos que isso seria possível em agosto. Conversamos de novo e a empresa topou, assim como os trabalhadores, que na sua maioria saíram satisfeitos", disse.

A nova escala começa a partir do dia 15 de agosto. Os colaboradores da Móveis Bartira voltam aos seus postos de trabalho a partir de amanhã e vão compensar uma hora e meia por dia (e uma hora a mais nos sábados) o período de greve, sendo que os últimos dois dias foram abonados pela empresa.

A empresa confirmou o fim da paralisação e afirmou que entrou em acordo com o sindicato. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.