Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Política
>
Resposta
Nota da equipe: Ao boicote do governo de
S.Bernardo, responderemos com mais jornalismo
Do Diário do Grande ABC
18/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O Diário precisou de esforço extra para noticiar, com o profissionalismo e a ética que lhe são peculiares, a informação da parceria entre Sesc e São Bernardo. Explica-se. Os profissionais desta Casa, e consequentemente seus milhares de leitores, estão, desde o início do mês, sendo boicotados pelo governo do prefeito Orlando Morando (PSDB), que decidiu vetar o envio de quaisquer dados para o jornal.

Julgando-se dono da informação e acreditando que o Diário dependeria única e exclusivamente de fontes oficiais para fazer seu trabalho, o chefe do governo são-bernardense determinou aos subalternos da Comunicação que deixassem de avisar à Redação sobre a agenda oficial da administração, além de ignorarem totalmente os questionamentos feitos pela equipe de reportagem.

A tentativa, que muito se assemelha à censura, restou infrutífera. Desde que a medida foi tomada, este jornal não deixou de publicar uma só notícia relevante para os leitores, a nossa única razão de existir. E assim continuará a ser. Redobraremos a atenção e o trabalho para furar o bloqueio oficial.

Fazemos isso porque o livre acesso à informação é direito assegurado ao cidadão pela Constituição da República, de 1988. Quem coloca entrave à circulação da notícia não agride a jornalistas ou a jornais, muito menos a seus dirigentes, mas à população e à democracia.

O tráfego de informações, ainda mais as públicas, não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse. Como expressamos em carta aberta, publicada na Primeira Página por ocasião de nosso 57º aniversário, seguiremos “lutando pelos interesses – os verdadeiros e legítimos – do Grande ABC. Doa a quem doer”.

Não é a primeira vez que este jornal entra na mira de governante de turno. Pelo contrário. Por causa de sua independência editorial, a serviço do leitor, é bastante comum quererem-no manietado. Um ex-prefeito da região, aliás, dizia aos quatro cantos que não descansaria enquanto não fechasse suas portas. Faz dois anos e meio que ele deixou o cargo. O Diário acaba de completar 61 anos. Momento oportuno para reafirmar que, diante de mais um boicote, responderemos com jornalismo. Puro e simples.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.