Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Setecidades
>
Trânsito
Operação quer dar fim à fila dupla na Rua Itambé

Parada irregular em frente à Estação Sto.André da CPTM tem causado transtornos a motoristas

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
14/05/2019 | 22:31
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Força-tarefa promovida pelo DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) de Santo André promete acabar com o estacionamento irregular de veículos em área de embarque e desembarque demarcada em frente à Estação Prefeito Celso Daniel da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), no Centro da cidade. Responsável por alto índice de congestionamento, em especial nos horários de pico, o endereço passa a integrar a partir deste mês as ações da Operação Fluidez, iniciativa que tem como objetivo reduzir em até 50% o tempo em trânsito parado no município.

A medida, analisada há alguns meses pela administração municipal, atende pedido da Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André) que, por meio de ofício, solicitou à SATrans, autarquia responsável pelo transporte público da cidade, soluções para acabar com as filas duplas na via, que têm prejudicado diretamente a circulação de coletivos que saem do terminal metropolitano da cidade.

Apesar de ser considerada infração média, sujeita a multa de R$ 130,16, a famosa ‘paradinha’ é cada vez mais recorrente em trecho da Rua Itambé. O cenário tem sido agravado com presença de motoristas de aplicativos de transporte individual.

“Tem dias que o ônibus nem consegue sair do ponto por conta das filas duplas”, conta a vendedora Natane Barboza, 26 anos, que diariamente embarca em coletivo municipal no ponto instalado em frente à estação de trem.

Ontem, por volta das 18h, mesmo com a presença de agentes, a equipe do Diário observou a dificuldade de motoristas de ônibus em transitar pela rua. “É muita gente pedindo motorista por aplicativo no mesmo lugar. Acaba provocando essa confusão”, afirma a bancária Cristiane Britto, 45.

Em outubro do ano passado, o Diário já havia denunciado o transtorno causado pelo estacionamento irregular no local.

Devido às constantes reclamações sobre o problema, inclusive sobre os transtornos causados pelo embarque e desembarque de passageiros de veículos de aplicativos, a Prefeitura de Santo André, por meio da SATrans, promete apresentar, nas próximas semanas, instrumentos necessários para controlar, fiscalizar e coibir eventuais abusos e infrações cometidas pelos profissionais que atuam no transporte individual de veículos.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.