Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
SOS Bairros
Sem iluminação, praça vira ponto de drogas em Santo André

População do Jardim Guarará cobra que espaço ofereça lazer às crianças do bairro

Flávia Fernandes
Especial para o Diário
08/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 A palavra praça está associada a área verde, com opções de lazer e até mesmo esportivas. No entanto, o equipamento do Jardim Guarará, em Santo André, localizado no encontro das ruas Miguel Alves Viana e Guaíra, não cumpre sua função. Devido a falta de iluminação adequada, ausência de itens de diversão e insegurança do local, o terreno, de 1.882 metros quadrados, se transformou em ponto de encontro de usuários de drogas.

Moradores há mais de 30 anos do bairro, o pintor Francisco de Assis, 57 anos, e os aposentados Simone Leonel, 51, e Dimas de Oliveira, 64, alegam que já fizeram diversos pedidos à Prefeitura a respeito de melhorias para o local, mas até o momento não viram resultados. Eles solicitam desde o reforço da iluminação até a instalação de bancos e equipamentos de esportes e para diversão das crianças.

“Queremos iluminação pública, academia ao ar-livre, playground e uma mesa de dama”, reivindica Dimas. “As praças dos bairros centrais de Santo André têm até wi-fi. Quer dizer que só os moradores desses locais têm o direito de tomar sol, andar de bicicleta e brincar com os filhos?”, questiona Simone. “À noite ninguém enxerga nada aqui na praça. E fica uma turma usando droga. Alguns param o carro, ficam dentro, e ninguém sabe quem é”, reclama Assis.

Em datas comemorativas, como festa junina e Natal, a vizinhança do bairro se une e organiza eventos na Praça Jardim Guarará. Para melhorar a aparência do local, os moradores também se organizaram para fazer grafite na parede. “Tudo custeado por nós”, afirma Simone, que reforça que os próprios moradores se encarregam de tirar o lixo do ponto – eles fizeram plantio de árvores.

Simone e Francisco foram, há cerca de um mês e meio, até a Prefeitura reivindicar a implementação do Programa Amigos da Praça, que tem o objetivo de revitalizar áreas verdes da cidade. “Eles falam que a praça está na programação, mas não dão prazo nenhum. Essa nossa espera já chega há 30 anos”, reforça Simone.

A Prefeitura de Santo André afirma que o local está no cronograma do programa Banho de Luz, que promete melhorar a iluminação da cidade com a instalação de 8.000 lâmpadas LED até abril de 2020. “Há também proposta de intervenção para a área com a implantação de pequeno campo de futebol, parquinho, guarita para o ponto final de ônibus, mesas e bancos, no entanto, sem previsão de realização em curto prazo”, informa a administração.

Sobre a questão do lixo, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento de Santo André) vistoriou o local recentemente e garantiu que equipe será enviada para efetuar a limpeza da área. No que diz respeito à segurança, a Prefeitura informou que realiza rondas com a GCM (Guarda Civil Municipal), Romu (Ronda Municipal), Romo (Ronda com Motocicletas), Remu (Ronda Escolar Municipal) e ronda setorial. “Quando um GCM se depara com algum ilícito criminal, conduz os envolvidos para a delegacia da área”, conclui. Já a SSP (Secretaria da Segurança Pública) destacou que o 41º BPM/M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano) desenvolve atividades ostensivas e preventivas no bairro, tendo por base a análise dos índices criminais. A unidade também presta apoio para equipes de saúde e assistência social do município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.