Questão de Emprego

Promoção na carreira


Evoluir na carreira é o desejo de muitos profissionais. Algumas empresas possuem critérios claros e objetivos para que um profissional possa se desenvolver e conquistar novas posições. Em outras, as regras não são de conhecimento geral, então, vale uma conversa com o gestor direto ou com um profissional da área de recursos humanos. Porém, independentemente do cenário, vou indicar cinco atitudes que são muito bem-vistas pelos empregadores no mapeamento de talentos.

1 – Entregue mais e melhor
Não se limite a fazer apenas o que te pedem. Pense além, veja de que forma a ação que se propôs a fazer pode ser mais completa. Mantenha o foco na qualidade e consistência dos resultados, além de aproveitar oportunidades de auxiliar os pares.

2 – Mantenha o preparo
É muito difícil encontrarmos um profissional que esteja 100% preparado para uma oportunidade de promoção ou movimentação, mas esforce-se para manter sua qualificação em alto nível. Uma orientação é ficar atento às tendências da sua área e aos cursos existentes no mercado.

3 – Deixe de lado a insegurança
Ter medo é ótimo para nos deixar mais cautelosos, mas quando ele nos paralisa, vira um problema. Por isso, não tenha receio de assumir desafios, seja com relação a uma tarefa ou cargo. No lugar da insegurança, reflita sobre seus pontos de melhoria e corra atrás do que te falta.

4 – Tenha atenção ao seu comportamento
Evite fazer parte de rodinhas de fofoca, seja verdadeiramente gentil com os pares de trabalho, demonstre disponibilidade para colaborar e cuide da empresa e do departamento como se fossem de sua propriedade. Engaje as pessoas pelos seus bons exemplos, independentemente do cargo que ocupe.

5 – Monte um plano de carreira
Determine qual é o cargo máximo que deseja atingir na carreira. Então, em ordem decrescente, mapeie por quais cargos precisa passar até atingir o objetivo final. Para cada um deles, defina quanto tempo pretende ocupar a cadeira e quais são as qualificações necessárias. Esse plano deve ser revisitado de tempos em tempos para ver se ainda faz sentido dentro da sua vida.
 

Comentários


Veja Também


Promoção na carreira

Evoluir na carreira é o desejo de muitos profissionais. Algumas empresas possuem critérios claros e objetivos para que um profissional possa se desenvolver e conquistar novas posições. Em outras, as regras não são de conhecimento geral, então, vale uma conversa com o gestor direto ou com um profi...

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:
Voltar