Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

10 principais ameaças enfrentadas por crianças e adolescentes na internet
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
08/04/2019 | 14:18
Compartilhar notícia


Da mesma forma que o ambiente digital é popular entre os jovens e traz muitas vantagens, também existem perigos atrelados a ele. Sabendo disso, a ESET detalha os principais riscos enfrentados por crianças e adolescentes na internet. Confira!

Leia mais
Momo reaparece no YouTube Kids com vídeo que incentiva suicídio
Mais da metade dos pais no Brasil conversam regularmente com os filhos sobre segurança online
21% das crianças deixam de comer ou dormir por causa da internet

1. Sexting

É a produção e a troca de imagens ou vídeos com conteúdo sexual por meio da internet (mensagens, e-mails, redes sociais). Também pode ser considerada como uma forma de assédio sexual. Isso ocorre quando uma criança ou um adolescente são pressionados a enviar tal conteúdo para alguém, que a distribui sem o seu consentimento.

2. Sextorção

É o ato de chantagear crianças ou adolescentes por meio de mensagens intimidadoras, que ameaçam espalhar imagens sexuais ou vídeos gerados pelas próprias vítimas. A intenção de quem pratica esse crime é continuar com a exploração sexual ou ter relações sexuais com menores de idade.

3. Ciberbullying

É uma forma de assédio e agressão que utiliza a tecnologia, com a intenção de propagar mensagens ou imagens cruéis, para que sejam visualizadas por mais pessoas. A propagação rápida e permanência desta exposição no ambiente digital aumentam a agressão contra a vítima. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Fundação Telefônica, 55% dos jovens latino-americanos foram vítimas de cyberbullying.

4. Exploração sexual de crianças e adolescentes online

Inclui todos os atos de natureza sexual cometidos contra crianças e adolescentes no ambiente online como meio de explorá-los sexualmente. Também inclui o uso de imagens ou materiais que documentam a exploração sexual com a intenção de produzir, disseminar, comprar e vender.

5. Exposição a conteúdos nocivos

Refere-se ao acesso ou exposição de crianças e adolescentes, intencional ou acidentalmente, à conteúdos violentos, de natureza sexual ou geradores de ódio, prejudiciais ao seu desenvolvimento.

6. Grooming

Refere-se às estratégias que um adulto realiza online para ganhar a confiança de um menor com o propósito de abusar ou explorar sexualmente. Somente adultos realizam grooming. Existem dois tipos de preparação: a primeira é quando não há fase anterior de relacionamento e geração de confiança, mas o assediador consegue obter fotos sexuais ou vídeos da criança. A segunda é quando há uma fase anterior em que o assediador procura gerar confiança, fazendo com que os menores entreguem material sexual para torná-lo objeto de chantagem. Geralmente, fingem que são da mesma idade, manipulando a vítima por meio de gostos e preferências. Esse tática utiliza tempo para fortalecer o vínculo.

7. Desafios online

Refere-se a jogos que visam crianças ou adolescentes e consistem em uma série de desafios por meio das redes sociais. Estes desafios podem levar a consequências graves, como fazer e publicar fotos e vídeos realizando alguma atividade que ponha em risco a vida dos pequenos.

8. Materiais de abuso sexual de crianças e adolescentes gerados digitalmente

É a produção artificial, por meio da mídia digital, de todo tipo de material que mostre menores de idade em atividades sexuais ou sexualizadas. Essas imagens e vídeos falsos têm o intuito de imitar imagens reais.

9. Publicação de informação privada

Se refere a publicação de dados sensíveis online. No Brasil, 78% das crianças e adolescentes que usam internet possuem perfis nas redes sociais, de acordo com pesquisa TIC Kids Online. É inevitável que, entre este público, existam crianças que publiquem informações sigilosas sem o conhecimento dos pais.

10. Happy slapping

É uma forma de cyberbullying que ocorre quando uma ou várias pessoas atingem um indivíduo enquanto o incidente é gravado para ser transmitido nas redes sociais.

Como se proteger?

A conscientização é o primeiro passo para apostar em um ambiente seguro. Além disso, para se proteger contra estas ameaças, a ESET recomenda utilizar ferramentas de proteção cibernética e envolver-se em campanhas de educação sobre questões de segurança digital.

A ESET possui um site chamado #quenãoaconteça, com informações e dicas para evitar situações cotidianas que afetam a privacidade online. A empresa também possui a iniciativa DigiPais, voltada ao público infantil, pais e professores. Todos esses projetos compartilham um objetivo: criar um espaço digital seguro, por meio de atividades de conscientização e educação voltadas para crianças e adolescentes.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Já que assunto é criança e adolescente, confira eletrônicos dos anos 1990 desconhecidos por (quase) todos os pequenos de hoje:

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.