Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
Segurança Pública
Sto.André pleiteia 1ª DDM 24 horas

Equipamento funcionaria no Quarteirão da Segurança, que será inaugurado dia 12 na Vila Mazzei

Aline Melo
do Diário do Grande ABC
05/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Secretaria de Segurança de Santo André discute com a SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo a instalação da primeira DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) 24 horas na região. A expectativa é a de que o equipamento possa funcionar no futuro Quarteirão da Segurança (Rua Sigma, 300, na Vila Mazzei), que será inaugurado no dia 12 de abril e vai abrigar, além do 6º DP (Distrito Policial), uma inspetoria da GCM (Guarda Civil Municipal). A inauguração faz parte das comemorações de aniversário da cidade, que completa 466 anos no dia 8 de abril.

O governador João Doria (PSDB) prometeu, ainda durante a campanha, que, até o fim de sua gestão, 40 das 130 DDMs do Estado funcionariam sem interrupção. Atualmente, dez unidades atuam durante 24 horas, sete delas na Capital. O secretário de Segurança de Santo André, Edson Sardano, explicou que o debate junto ao governo do Estado já está encaminhado e que a administração pretende ofertar o local para que seja abrigado o equipamento, como já ocorre atualmente com outras delegacias.

Sardano explicou ainda que o governo precisa publicar decreto instalando a DDM 24 horas, mas, antes disso, é preciso que as equipes que vão atuar na unidade já estejam aptas. “Uma delegacia da mulher, para funcionar 24 horas, precisa de pelo menos seis delegadas, 15 investigadores, escrivães, é uma mudança grande. Não basta apenas estar aberta o dia todo, precisa da estrutura, mas já está tudo bem encaminhado”, garantiu.

A ideia original é que a DDM funcione junto ao 6º DP, que também vai funcionar 24 horas por dia, mesmo que seja necessário realocar a GCM. “Tivemos uma reunião recentemente com o delegado seccional de Santo André (Francisco José Alves Cardoso), o governador tem essa predisposição de implantar mais unidades nesse modelo, mas precisamos das delegadas, das equipes, esperamos que seja breve”, concluiu.

A SSP informou, por meio de nota, que o governo de São Paulo trabalha para ampliar o número de DDMs 24 horas em todo o Estado e confirmou que o objetivo é ter 40 unidades com atendimento ininterrupto até o fim da gestão. “Para isso, estão em andamento estudos técnicos para a definição de um cronograma de implantação e viabilidade nas unidades, inclusive na DDM de Santo André.” A região conta com quatro delegacias especializadas para o atendimento de mulheres: em Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá.

QUARTEIRÃO
O Quarteirão da Segurança, que será inaugurado no dia 12 de abril, é o primeiro de um total de três que a administração municipal pretende implantar na cidade. A unidade teve a obra de readequação custeada pela Prefeitura, no valor de R$ 700 mil. A medida vai beneficiar pelo menos 150 mil moradores da região, que não vão mais precisar ir até o Centro para registrar boletins de ocorrência fora do horário comercial.

Outro Quarteirão da Segurança deve ser implantado no bairro Campestre – compreenderá o 4º DP (Jardim), a delegacia seccional, a 2ª Cia do 10º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e uma inspetoria da GCM. Um terceiro equipamento é planejado para ser instalado no 2º Subdistrito, em local ainda a ser definido. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.