Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Reino Unido alerta para risco de guerra nuclear pela Caxemira
Do Diário OnLine
23/05/2002 | 14:34
Compartilhar notícia


O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Jack Straw, declarou nesta quinta-feira que a crise na Caxemira pode levar a uma guerra nuclear entre a Índia e o Paquistão, que disputam o controle no território. “Ambas as partes têm armas nucleares e a capacidade de utilizá-las”, lembrou o britânico.

Straw deve viajar na próxima semana para a região, para tentar diminuir a tensão entre os rivais. A Índia já posicionou tropas na fronteira com o Paquistão. O primeiro-ministro indiano, Atal Behari Vajpayee, afirmou nesta quinta que não acredita nas promessas paquistanesas de que o país vai lutar contra o terrorismo dos muçulmanos separatistas da Caxemira.

Nesta quinta, o Paquistão pediu à Organização das Nações Unidas (ONU) a repatriação de suas tropas que estão em missão de paz em Serra Leoa. O governo também convocou voluntários civis para a defesa da cidade de Islamabad e áreas próximas, além de ter pedido para que as autoridades se concentrassem na preparação de planos de guerra.

Apesar das últimas ações se preparando para a guerra, o presidente do Paquistão, general Pervez Musharraf, afirmou em conversa com o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, que seu país é “a favor da diminuição da tensão” e “acredita em um acordo” com os vizinhos. Ele acusou a Índia de ser responsável pelo aumento da tensão na região.

Atentado-Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas nesta quinta quando supostos guerrilheiros separatistas atiraram uma granada contra uma patrulha de segurança na região da Caxemira.

De acordo com a polícia, a granada foi atirada contra um veículo de patrulha em Sopore, Norte de Srinagar, mas não atingiu o alvo e acabou explodindo em uma rodovia. Ficaram feridos 14 civis e um funcionário da força de segurança. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Nas últimas semanas, os combates entre força de segurança indianas e rebeldes paquistaneses deixou dezenas de mortos. A Índia acusa o governo do Paquistão de financiar os guerrilheiros separatistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.