Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Tecnologia
>
Sem resposta
20 mistérios que a ciência não foi capaz de solucionar
Marcella Blass
Do 33Giga
24/02/2023 | 08:55
Compartilhar notícia
Agência Entre Aspas


Há uma série de mistérios no mundo que a ciência não foi capaz de solucionar, provar ou desmascarar. São acontecimentos muito antigos e outros mais atuais que continuam sem respostas ao longo dos anos — apesar dos esforços e pesquisas dos estudiosos. Conheça, na galeria, algumas dessas histórias e como elas ainda intrigam os cientistas (e os céticos) até hoje.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10

1. Cifras de Beale

Três criptogramas começaram a ser discutido em 1865. O que se acreditava é que, quem os decifrasse, chegaria até um tesouro milionário enterrado por mineiros, liderados por Thomas J. Beale, em Virgínia (EUA). Os mistérios chegaram ao público por meio de panfletos espalhados por um autor desconhecido. Até hoje, o código não foi decifrado, mas você pode tentar, pois eles estão disponíveis na internet.

2. Mapa de Piri Reis

É um fragmento de um mapa feito pelo almirante, geógrafo e cartógrafo Piri Reis, em Constantinopla, em 1513. Este é o primeiro mapa que mostra a costa ocidental da Europa, o norte da África, a borda leste da América do Sul e a costa do Brasil. Muitos acreditam ainda que o mapa mostre a costa da Antártica com bastante riqueza de detalhes. Contudo, a região só foi descoberta muito tempo depois, em 1820. Até hoje os estudiosos não sabem afirmar exatamente quais foram os métodos usados pelo almirante para fazer o mapeamento.

3. Linhas de Nazca

As linhas de Nazca, no Peru, são diversas figuras formadas por linhas rasas no solo. Criadas pela civilização de Nazca entre 400 e 650 d.C., as linhas formam imagens como macaco, aranha, cata-vento, passarinho, árvore, sapo, beija-flor e várias outras. O mistério está por trás do significado dos desenhos. Não se sabe se eles têm a ver com religião, contagem de tempo, fertilidade do deserto ou até rituais.

4. D.B. Cooper

D.B. Cooper (nome fictício) sequestrou o Boeing 727 da Northwest Airlines, em 1971. Para devolver a aeronave, ele pediu uma quantia de US$ 200 mil. Quando conseguiu o dinheiro, pulou de paraquedas do avião e nunca mais foi visto ou identificado. O caso é o único sequestro de avião sem solução da história da aviação dos Estados Unidos.

5. Manuscrito Voynich

O livro manuscrito e ilustrado contém um conteúdo incompreensível. Os especialistas acreditam que ele tenha sido escrito há cerca de 600 anos por um autor desconhecido. O manuscrito foi estudado por muitos criptógrafos, mas ninguém nunca conseguiu decifrá-lo.

6. Taos Hum

O fenômeno ficou conhecido em 1991, na cidade de Taos, no Novo México (EUA). Por lá, parte da população local começou a ouvir um zumbido como o de um motor de carro, que vinha do nada. O ruído era muito baixo, mas igualmente irritante. Especialistas fizeram todo tipo de teste nos moradores e na região para chegar à causa do som, mas ela nunca foi totalmente esclarecida.

7. Kryptos

Jim Sanborn criou uma escultura cujo objetivo é mostrar como as coisas podem ser codificadas e resolvidas a partir de padrões e pistas. A obra conta com quatro mensagens enigmáticas, mas apenas três foram decodificadas. Atualmente, a escultura está na sede da Agência Central de Inteligência (CIA), no estado da Virginia (EUA), e nem os agentes mais gabaritados da CIA foram capazes de decifrá-la.

8. O incidente Max Headroom

Em 22 de novembro de 1987, um hacker invadiu o sinal de duas emissoras de televisão da cidade de Chicago, em Illinois (EUA). Em uma das invasões, a transmissão do sinal da WTTW foi interrompido e um homem mascarado de Max Headroom (personagem fictício de inteligência artificial) invadiu a tela em frente a um fundo listrado. Durante o incidente, o homem falou frases desconexas, fez críticas a fatos da época, riu muito e chegou até a mostrar suas nádegas. Os responsáveis nunca foram identificados.

9. UVB-76 (Rádio Russa)

Transmitida desde a década de 1980, a UVB-76 é uma estação de rádio de ondas curtas na Rússia que ficou conhecida como The Buzzer. O apelido veio do fato de a emissora transmitir apenas um bip, bip, bip monótono sob um chiado constante, 24 horas por dia. Como se isso já não a tornasse misteriosa o bastante, ocasionalmente, o sinal é interrompido por uma voz para anunciar números e nomes, aparentemente, sem conexão.

10. Karin Catherine Waldegrave

Em 2011, o perfil de Karin Catherine Waldegrave chamou a atenção no Facebook por suas publicações sem sentido, escritas em vários idiomas. A moça também comentava as próprias postagens — uma delas chegou a ter 700 comentários feitos em um período de 12 horas. Atualmente, a página não existe mais e ninguém conseguiu descobrir quem era Karin.

11. A inscrição de Shugborough

Em Staffoerdshire, na Inglaterra, há uma escultura com inscrições misteriosas que especialistas tentam decifrar há mais de 250 anos. A mensagem “DOUOSVAVVM” já foi objeto de estudo de nomes como Charles Darwin e Charles Dickens.

12. Rongorongo

Descoberto na Ilha de Páscoa no século 19, este é um sistema de glifos inteligível. Atualmente espalhados por museus, mais de 20 desses objetos de madeira foram encontrados, mas nenhum foi totalmente decifrado.

13. Pés de British Columbia

Desde 2007, um fenômeno bastante bizarro acontece nas praias da província de British Columbia, no Canadá: pés humanos aparecem na praia, trazidos pelo mar. Os pés aparecem sempre calçados, com tênis ou botas. O ultimo (até agora) aparecimento aconteceu em maio de 2018.

14. Stonehenge

Um dos pontos turísticos mais procurados da Europa, o Stonehenge ainda esconde muitos mistérios. Localizado no Reino Unido, a escultura é formada por círculos de pedras com cerca de 5 metros de altura e quase 50 toneladas. Até hoje ninguém conseguiu afirmar o motivo exato de sua construção.

15. Caso Taman Shud

Em 1948, um corpo de um homem desconhecido foi encontrado na praia de Somerton, na Austrália. Em suas roupas, as autoridades descobriram um bolso secreto que escondia uma nota com a seguinte mensagem: “Taman Shud”. A identidade do homem nunca foi identificada, mas a frase pode ser traduzida para algo como “terminado” ou “acabado”.

16. Resort de Sanzhi

O projeto de um resort em Sanzhi, Taiwan, é marcado por uma série de mistérios. Sua construção foi abandonada na década de 1980, em decorrência das várias mortes que aconteceram durante as obras. Em 1989, por sua vez, outra construtora retomou as obras, mas logo elas foram abandonadas novamente por conta de novas mortes.

17. Sons do fundo do mar

Há uma lista de sons não identificados e parcialmente não-identificados gravados em alto-mar que a ciência ainda não conseguiu explicar. Os sons são tão misteriosos que ganharam seus próprios nomes. São eles: Upsweep, Whistle, Boop, Julia, Slow Down, Train.

18. Máscaras de chumbo

Em 1966, um garoto encontrou dois corpos na vegetação do Morro do Vintém, no Rio de Janeiro. Quando os policiais chegaram ao local, encontraram dois homens usando capaz de chuva e máscaras de chumbo. A investigação descobriu que ambos tinham uma grande paixão por alienígenas e outros assuntos sobrenaturais. Entretanto, a perícia não conseguiu encontrar a causa morte, não havia marcas nos corpos e nem indícios de substâncias tóxicas.

19. Jo Girardelli

No início dos anos 1800, Jo Girardelli se tornou um verdadeiro fenômeno. Ela conseguia engolir objetos em brasa sem qualquer dor ou ferimento. A mulher também levava a boca substâncias como ácido nítrico e óleo fervendo, além de fazer números com cera quente e chumbo derretido. Ninguém nunca descobriu como ela conseguia fazer seus números sem se ferir.

20. Monstro do Lago Ness

Mundialmente conhecido, o Monstro do Lago Ness é uma suposta criatura aquática que vive no Lago Ness, na Escócia. O monstro tem a aparência de um réptil marinho, de pescoço comprido, que se assemelha a uma figura jurássica. O primeiro testemunho de encontro com o monstro é de 565 d.C., mas a fama da criatura continua até hoje. Ainda não a prova de sua existência, mas a ciência também não conseguiu provar que “Nessie” não é real.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.