Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Política
>
Em levantamento
Câmara de Santo André estuda compra de tablets

Aquisição serviria para integrar equipamentos ao processo de virtualização do Legislativo

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
31/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Em processo de virtualização desde o fim de 2018, a Câmara de Santo André estuda a compra de dispositivos eletrônicos, como tablets, para que os vereadores abdiquem do uso de papel físico nas sessões e acompanhem a tramitação dos projetos por via digital.

O processo visa reduzir ao máximo a utilização de papel e pastas. O presidente da casa, Pedrinho Botaro (PSDB), alegou que a pesquisa analisa a hipótese de adquirir tablets ou laptops, porém, que a decisão não está tomada. “É estudo. Vamos precisar de algum tipo de dispositivo para o plenário. Talvez dois ou três tablets. Não fiz essa avaliação, mas será tudo com (processo de) licitação”, disse.

O tucano sustentou que, antes de iniciar qualquer passo neste sentido, irá ouvir os parlamentares – são 21, no total. Reforçou que terá reunião amanhã com os colegas para tratar do tema. A única medida até agora foi levantamento de preços pelo departamento de compras do Legislativo. Os valores variam de acordo com os aparelhos e modelos.

Segundo Pedrinho, a proposta diverge da adotada na Câmara de Tatuí, no Interior de São Paulo, onde cada vereador recebeu um tablet. “Um dispositivo para cada vereador eu acredito que seja muita coisa.” A ideia é que, com os dispositivos no plenário, os parlamentares possam acessá-los com a intenção de realizar consulta, caso haja dúvida acerca de alguma propositura ou ler parecer de comissões. Com a eliminação do papel, o foco também passa por gerar economicidade a médio e longo prazos.

“Como o vereador faz hoje? Vai na mesa diretora e pede a pasta para ler o processo na hora. Isso não será mais possível. Ele terá que utilizar algum dispositivo para visualizar”, pontuou o presidente. O sistema de digitalização está em andamento. Por enquanto, o processo é híbrido – físico e virtual ao mesmo tempo. O objetivo é que os parlamentares estejam utilizando sistema todo digital até o segundo semestre deste ano.

“Já podíamos ter colocado em prática, mas vou aguardar todos os vereadores se adaptarem. A equipe que está realizando a aplicação da digitalização tem ajudado os vereadores, já que eles contam com esse tipo de assessoria”, concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.