Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Marcos Felix vence a Corrida do Soldado
Carlos Tadeu
Especial para o Diário
30/08/2010 | 07:55
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Com o tempo de 33min30s, Marcos Felix, 39 anos, de Guarulhos, superou os adversários e o difícil percurso - especialmente as subidas próximas à chegada - para vencer ontem os 10 quilômetros da 1ª Corrida do Soldado, que teve largada e conclusão no Tiro de Guerra de Santo André.

No total, cerca de 1.500 pessoas participaram, entre a corrida principal e a prova de cinco quilômetros (corrida e caminhada).

"Gostei do percurso. Foi um desafio, principalmente as subidas no final, que foram complicadas. Apesar disso, cheguei bem, mais de 500 metros à frente do segundo colocado", declarou o campeão.

Atualmente, o atleta está sem patrocínio, mas afirmou que já correu pela equipe dos Correios. "Treino com o meu técnico Lafayete na pista do bairro Ponte Grande, em Guarulhos, e nas ruas próximas", completou Felix, que já venceu os 15 quilômetros de Guararema e, no fim do mês passado, ficou em segundo lugar na Corrida do Sesi de São Caetano.

Seu principal objetivo agora é ter bom desempenho na Prova do Gonzaguinha, no fim do ano, em São Paulo, a fim de conseguir índice para largar na Elite B da São Silvestre.

Rodrigo Lobo chegou em segundo com a marca de 35min40s. Claudenildo da Silva foi o terceiro (36min27s). Acácio Gomes (36min47s) terminou em quarto. E Francisco Nascimento (37min03s) completou o pódio em quinto.

No feminino, Claudia Ramalho foi a campeã dos dez quilômetros, com o tempo de 35min02s, bem à frente da segunda colocada Idecy Ribeiro, que completou a prova em 47min06s.

"Sem dúvida, a parte final foi a mais difícil do percurso", declarou a vice-campeã.

Em julho, Idecy conseguiu boa colocação em outra prova realizada na região. Foi a terceira colocada na Corrida do Sesi de São Caetano.

Em terceiro lugar ficou Maria de Lourdes Gomez (49min03s). Maria Rejane Lovato (quarta com o tempo de 49min30s) e Márcia Akemi (quinta com 49min32s) também foram premiadas.

O major Reginaldo Antonio Blaszkowski, organizador do evento, falou sobre a finalidade principal da prova, criada para comemorar o Dia do Soldado, celebrado na quarta-feira.

"Um dos maiores objetivos foi aproximar civis de militares. Além disso, foi muito legal o retorno positivo do corredor. A massa esmagadora que participou da corrida disse que foi uma das melhores provas deste ano. Realmente isso é muito gratificante", destacou.

Exposição de carros e objetos atrai curiosos e admiradores

Além da corrida, outra atração foi a exposição de carros e objetos, alguns usados pelo Exército Brasileiro e outros que ajudaram os soldados na Segunda Guerra Mundial.

Dois jipes despertavam a curiosidade dos participantes e seus familiares. Um deles, modelo f85, fabricado em 1970, tinha o nome popular de Cachorro Louco.

Morteiro, cantil e bússola chamavam a atenção entre os objetos usados na guerra.

Marco Aurélio da Trindadade, de Santo André, que participou da prova de cinco quilômetros ao lado da esposa Andreia Prada e dos filhos Vitor e Henrique, curtiu o evento.

"Espero que no próximo ano tenha novamente a Corrida do Soldado. Foi muito legal. Além disso, gostamos da exposição. Por curiosidade, viemos olhar os carros de perto. Já tivemos a oportunidade de ver outra exposição do Exército Brasileiro em Caçapava (interior de São Paulo)", declarou Marco Aurélio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.