Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Setecidades
>
Segurança pública
Monitoramento de Sto.André vai ter reconhecimento facial

Central fica no Paço e será inaugurada como parte das comemorações pelo aniversário da cidade

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
30/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação/PSA


A Prefeitura de Santo André inaugura no dia 30 de abril central de monitoramento que vai integrar as câmeras da Defesa Civil, do trânsito, de acompanhamento de rios e córregos e da segurança. Conforme o Diário anunciou em agosto de 2018, o número de aparelhos foi ampliado e 250 equipamentos poderão ser integrados a um software de reconhecimento facial. A promessa é a de que até o fim do primeiro semestre todos os itens estejam instalados – no total, a cidade vai passar a contar com 328. O investimento é da ordem de R$ 3,5 milhões.

Assim como ocorre com as 19 câmeras do programa Detecta, que identifica pela placa do veículo se há queixa de furto e roubo, o software de reconhecimento facial vai cruzar as informações com bancos de dados das polícias Civil e Militar para identificar indivíduos procurados por terem cometido crimes. As câmeras serão instaladas nos corredores comerciais da cidade. 

O secretário de Segurança, Edson Sardano, destacou que as imagens serão compartilhadas com as polícias Civil e Militar e, no caso de identificação de algum suspeito, a viatura mais próxima será encaminhada ao local. Futuramente, as viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal) também vão contar com equipamentos para serem informadas, em tempo real, sobre a ocorrência. Até que isso ocorra, a comunicação será via rádio. A inauguração da central, que vai funcionar no prédio do Paço Municipal, integra as comemorações do 466º aniversário da cidade, celebrado em 8 de abril.

ANIVERSÁRIO
Durante o mês de abril, Santo André terá a inauguração de 20 equipamentos públicos, além de 12 atividades de lazer, nove exposições, quatro eventos esportivos e 200 atrações de práticas corporais. 

O prefeito Paulo Serra afirmou que os dois primeiros anos de gestão foram para colocar ordem na vida financeira da cidade e que, a partir de agora, o município começa a colher os frutos. “Se os bons ventos macroeconômicos ajudarem, com as reformas que estão pautadas, Santo André tem tudo para navegar com força.”

No dia 1º, a cidade assina compromisso para turismo industrial nas plantas das empresas Braskem, Solven e Unipar. Dias 6 e 7 acontece, no Parque Celso Daniel, o Festival das Flores. Também no dia 6 será entregue a reforma do Museu do Castelo, em Paranapiaca, e será aberto o Festival do Cambuci.

No dia 7, será lançado pelos Correios selo comemorativo à data e entregue uma creche no bairro Cata Preta – o equipamento é o primeiro dos dez que estão sendo construídos pela atual gestão e um dos seis que serão inaugurados neste ano. Dia 13 será entregue o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Jardim Ana Maria. Dia 14 haverá a entrega de 828 matrículas do Conjunto Habitacional Alzira Franco (dia 28 será a vez de 1.092 famílias do Conjunto Habitacional Capuava receberem o documento) e também a inauguração da Policlínica e Clínica da Família Humaitá. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Perimetral será entregue dia 27. A programação está no site www3.santoandre.sp.gov.br/santoandre466anos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.