Sua Saúde

Alimentos imunológicos


O sistema imunológico é composto por moléculas e células que possuem a função de proteção do organismo contra substâncias estranhas, como bactérias, vírus e fungos.

Esta capacidade de defesa é essencial contra o desenvolvimento de infecções e tumores, sendo que a geração inadequada dessas respostas pode produzir efeitos deletérios para o organismo, provocando reações inflamatórias e dano orgânico em maior ou menor intensidade.

Neste contexto a alimentação imunológica é essencial para aumentar a imunidade e manter as defesas do corpo íntegras.

Alguns nutrientes benéficos:
- Os carotenoides ativam o sistema imunológico 
- A vitamina C é um antioxidante e promove resistência a infecções respiratórias e gripes. 
- Vitamina E atua como antioxidante e melhora a resposta imunológica.
- O ácido fólico é necessário para a formação das células de defesa.
- Zinco age na melhora da resposta imunológica.
- Selênio é um antioxidante.
- Os probióticos atuam no intestino fortalecendo as defesas.
- Ômega colabora nas ações anti-inflamatórias e resposta imunológica.

Saiba mais:
- Alguns fatores que atrapalham a defesa imunológica:
- Dormir menos de seis horas por noite pode desregular o ritmo circadiano, causando a falha na produção de substâncias como os corticoides e anti-inflamatórios do organismo.
- A falta de alguns nutrientes causada pela má alimentação afeta o bom andamento do sistema imunológico.
- Trabalho excessivo também aumenta a produção de corticoides, hormônios que, em excesso, diminuem a atividade e a eficiência do sistema imunológico.
- A solidão pode alterar a imunidade e deixar mais vulnerável a doenças como herpes ou quadros de inflamações crônicas, como artrite reumatoide e diabetes.
- Consumo prolongado de álcool e tabaco inibe a resposta imunológica.
- Inatividade por longo período diminui o metabolismo e torna corpo mais lento na hora de produzir as células do sistema imune.
- Uma das maneiras de manter a saúde é incluir alimentos que auxiliam o sistema autoimune em sua dieta.
- O gengibre fortalece o sistema imunológico, tem ação antisséptica e calmante. 
- Cogumelos reishi e shitake possuem lentinan, substância que aumenta a produção de células de defesa.
- Chás que fortalecem a imunidade, como folha de oliva (antibiótico natural), alcaçuz, ginseng, ipê roxo (antifúngico, antimicrobiano), equinácea.

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