Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

O que comer em uma viagem para Portugal e Espanha
22/03/2019 | 15:44
Compartilhar notícia


Comer bem faz toda a diferença em uma viagem para Portugal e Espanha. Em alguns casos, as boas recordações deixam saudades e dão água na boca para sempre, permanecendo na memória até mais que a visita a pontos turísticos.

Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.

Por esse motivo, já faz algum tempo que os viajantes deixaram de entrar no primeiro restaurante que encontram pela frente durante uma viagem para Portugal e Espanha. Hoje, eles fazem pesquisas com antecedência em busca de menus e reservas antecipadas, afim de garantir momentos inesquecíveis.

Gastronomia europeia – viagem para Portugal e Espanha

Divulgação
Desfrute os sabores da culinária europeia | Divulgação
Desfrute os sabores da culinária europeia em uma viagem para Portugal e Espanha

Como a Península Ibérica é farta em experiências gastronômicas, a Abreu, empresa de viagem e turismo, notou um aumento na procura por informações sobre o que comer em uma viagem para Portugal e Espanha. A partir daí, montou um roteiro para aproveitar a gastronomia europeia.

Os dois destinos têm influências atlânticas e mediterrânicas em seus pratos, mas as apresenta de maneiras distintas. Confira:

LEIA MAIS: ROTEIRO PELA ESPANHA ATRAI FÃS DE BOA GASTRONOMIA
10 COMIDAS E BEBIDAS PARA PROVAR EM PORTUGAL

Culinária portuguesa

Divulgação
Sopa de Cação no Alentejo | Divulgação
Sopa de Cação no Alentejo

Portugal gaba-se de preparar algumas das receitas de peixe mais famosas do mundo – e olha que não são apenas as que levam bacalhau. A nação é intimamente ligada ao mar e combina essa conexão com a culinária local: pão, azeite e vinho surgem como bons acompanhamentos, sempre.

A prova disso é que, por lá, refeições harmonizadas com vinhos locais atraem muitos turistas. Os viajantes podem fazer uma visita a uma das premiadas vinícolas do país, onde se pode degustar bons rótulos, conhecer uma tasca e apreciar os enchidos e queijos portugueses.

Muito se fala a respeito do bacalhau e dos pastéis de nata, mas é possível ir além. Em Lisboa, por exemplo, vale provar as tradicionais sardinhas assadas; no Porto, a francesinha, sanduíche com diversas carnes coberto por queijo derretido e um molho à base de tomate e cerveja, chama a atenção dos turistas.

A região central do país tem o famoso queijo Serra da Estrela e o leitão à Bairrada. O Alentejo apresenta uma cozinha mais rústica, com carnes de caça e sopas. Na Madeira, os frutos do mar são a base de tudo, a começar pelas lapas.

Sabores espanhóis

Divulgação
Queijo Serra da Estrela | Divulgação
Queijo Serra da Estrela

A Espanha, por sua vez, aposta muito na batata e nos vegetais frescos, como verduras, legumes e frutas, inclusive as secas. O azeite também tem destaque por lá, seja para temperar pratos frios ou para usar no preparo de famosas receitas. As estrelas são a paella, a tortilha de batata, o presunto cru, as tapas e os churros como sobremesa.

Há, porém, diversas outras experiências gastronômicas que podem ser vivenciadas no território espanhol. É possível, por exemplo, participar de degustações de azeite nos arredores da capital, Madri. Entre os pratos diferenciados, há as batatas bravas, os gaspacho e salmorejo, sopas frias e cremosas, os chorizos, linguiças defumadas, e o pulpo à la gallega, que consiste em um polvo com batatas.

Lugares para visitar em 2019




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.