Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Setecidades
>
Corujão da Saúde
Estado vai convocar pacientes para exames

Na Região Metropolitana, 50.627 pessoas aguardam por ultrassonografia, mamografia e endoscopia

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
09/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Creative Commons/EBC


 A Secretaria de Estado da Saúde deu início na quinta-feira, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, aos exames do Corujão da Saúde. O programa visa atender a demanda reprimida por consultas e exames. Na Região Metropolitana, que inclui as sete cidades do Grande ABC (a pasta não informou dados apenas dos municípios da região), 50.627 moradores aguardam para realizar ultrassonografia, mamografia e endoscopia.

“O princípio básico (do programa) é que aconteça em horários que tenham menos demanda nas salas de exames dos hospitais que fazem parte do ‘Corujão’, privados e públicos”, destacou o governador João Doria (PSDB).

Na Grande São Paulo, participam também o Albert Einstein, HCor, Doutor Ghelfond Diagnóstico Médico, Centro Ultrassonográfico, UCD Ultrassonografia Centro de Diagnóstico, EL Diagnósticos, ZDI Diagnóstico por Imagem Ltda, todos localizadas na Capital, e o Centro Radiológico Andreense, que fica em Santo André.

s unidades foram selecionadas e habilitadas mediante convocação pública, e poderão ofertar os exames a pacientes dessas três regiões, abrangidas na primeira fase do programa.

O auxiliar de expedição Wesley dos Santos, 35 anos, morador de Santo André, aguarda há mais de um mês para fazer uma ultrassonografia dos rins. Quando recebeu a guia, foi informado pela médica que iria demorar pelo menos seis meses. A expectativa do morador é a de que, com o programa, a sua espera seja reduzida. Mulher de Santos, a dona de casa Vanessa Gabini, 38, deveria ter realizado a ultrassonografia do terceiro trimestre da gravidez há cinco meses, mas não foi chamada para o exame. “Minha filha já vai fazer dois meses de vida”, afirmou.

Os pacientes serão comunicados sobre data e horário dos exames pela equipe da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde). “O ‘Corujão’ é um compromisso do governo de São Paulo que visa aprimorar a saúde pública. Com a otimização da rede própria e com as parcerias com serviços privados, garantimos a detecção precoce de doenças e o acesso aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos, com foco no atendimento ágil e de qualidade”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.