Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Turismo
>
Fuso horário
Descubra como minimizar os efeitos do jet lag em viagens
08/03/2019 | 08:18
Compartilhar notícia


Quem viaja para outros para outros países pode sofrer com a mudança repentina de fuso horário. Esse tipo de fadiga, conhecido como jet lag, não pode ser totalmente evitado. Entretanto, existem algumas estratégias que ajudam a amenizar o cansaço e o desconforto causado por conta de grandes mudanças no relógio.

Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.

Jet lag: o que é e como amenizar 

Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex, explica que o jet lag é causado porque o relógio biológico fica desorientado quando os horários regulares, de comer e dormir, e a sequência habitual do dia e da noite são alterados. “Neste caso, adequar o sono e a alimentação são as principais medidas a serem tomadas. A diferença pode causar mal-estar, ansiedade, dor de cabeça, fadiga, insônia, sonolência e desordens estomacais”, conta.

A profissional afirma que os efeitos do jet lag variam conforme cada viajante. Algumas pessoas sentem desconfortos após mudanças de fuso horário de duas ou três horas.  Outras são um pouco mais resistentes e só começam a identificar desconfortos após alterações de mais de seis horas.

A cada hora de diferença, o organismo precisa de cerca de um dia para se acostumar. Em viagens mais curtas, o  ideal é tentar manter os horários de dormir e comer os mais próximos possíveis da rotina normal, para não estranhar na volta. Já no caso de viagens mais longas, vale a pena tentar se habituar ao horário do destino alguns dias antes de embarcar.

“Durante o voo, tente dormir bem para não chegar muito cansado ao destino. Para evitar inchaço nas pernas e nos pés, procure levantar e caminhar com certa regularidade ou, mesmo sentado, movimente a panturrilha e faça exercícios de rotação com os pés”, orienta Renata.

LEIA MAIS: OS ENCANTOS DAS 25 MAIORES CIDADES DO MUNDO
OS GRANDES ESPETÁCULOS DE LAS VEGAS EM 2019

Turismo sem jet lag

Agora que você já sabe como prevenir os desconfortos causados pelo jet lag, conheça alguns destinos turísticos que devem bombar ao longo de 2019, segundo o Airbnb:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.