Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Turismo
>
Sustentável
Passeie de bicicleta por São Paulo, Rio e outras cidades do Brasil

É possível observar paisagens que se mesclam com elementos de história e cultura

Por Redação
Do Rota de Férias
04/03/2019 | 11:18
Compartilhar notícia


São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Vila Velha são cidades que conquistam moradores e turistas com elementos de história e cultura, além de paisagens lindas para serem desbravadas e muitas opções culturais. Uma forma agradável de curtir o passeio sem pressa por essas cidades é alugando uma bicicleta. Assim, além de andar livremente pelos lugares que deseja, e ao seu ritmo, é possível contemplar a natureza e as atrações locais de uma maneira sustentável.

Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.

A Tembici, empresa que desenvolve tecnologia para o mercado de bicicletas no Brasil e na América Latina, dá dicas de onde alugar as bicicletas e pedalar nessas cinco cidades. Basta usar o aplicativo Bike Itaú e seguir para as estações recomendadas.

Sugestões de onde pedalar no Brasil durante o verão:

São Paulo, SP

São Paulo é uma cidade procurada para negócios, mas também oferece atrações para quem quer se divertir e relaxar. Que tal aproveitar os dias quentes para pedalar no Parque Ibirapuera? Além da prática de exercícios, o local oferece atrações culturais, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), o Museu Afro Brasil, a Fundação Bienal, o Auditório Ibirapuera e o Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP).

Caso queira estender o passeio, a Avenida Paulista conta com ciclofaixas e o principal museu da cidade, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), um dos pontos mais procurados pelos visitantes na capital paulista. Outra opção interessante é o Beco do Batman, localizado na Região de Pinheiros, que diariamente recebe visitantes que estão em busca de conhecer mais sobre a arte urbana local.

Estações Tembici | Bike Sampa:

Parque Ibirapuera: – Estação 131 Parque Ibirapuera Portão 06; Estação 132 Portão 05; Estação 32 Portão 07; Estação 33 Portão 07.

MASP: Estação 80 Praça Alexandre de Gusmão; Estação 81 Colégio Dante Alighieri.

Beco do Batman: Estação 222 Rua Horácio Lane.

Rio de Janeiro, RJ

Um passeio de bicicleta com as belezas naturais da Cidade Maravilhosa ao fundo pode ser uma experiência muito agradável. Vale dar uma volta pedalando na Lagoa Rodrigo de Freitas, apreciando as paisagens. A partir dessa ciclovia é possível chegar em pontos turísticos como o Jardim Botânico e o Jockey Club.

Já pela ciclovia Mané Garrincha você pode chegar à Praia de Copacabana, uma das mais famosas do mundo, e observar o Pão de Açúcar. Depois, dá para estender o passeio em direção ao Aterro do Flamengo, passando pelo Centro. Ao chegar à Cinelândia, visite o Teatro Municipal e o Museu Nacional de Belas Artes.

Estações Tembici |Bike Rio:

Jardim Botânico: Estação 162 – Pacheco Leão; Estação 76 – Baixo Gávea; Estação 161 – Jardim Botânico.

Pão de Açúcar: Estação 133 – Pasteur.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro: Estação 05 – Largo da Carioca; Estação 66 – Estação de Bondes e Estação 224 – Catedral Metropolitano

Pixabay
Pixabay
Passeio de Bike no Rio de Janeiro

Porto Alegre, RS

É uma delícia desfrutar de Porto Alegre enquanto se pedala. O Parque da Farroupilha faz parte da lista de atrações que vale visitar com a magrela. Fica localizado na região central da cidade e conta com lindas áreas verdes. É um ótimo refúgio para fugir da correria diária.

Junto à orla, alugue uma bicicleta pelo sistema Bike POA e tire um tempinho para assistir ao famoso pôr do sol de Porto Alegre. No final de semana, a Praça Júlio de Mesquita recebe feirinhas, músicas e food trucks.

Estações Tembici| Bike POA:

Parque da Redenção: Estação 33 – Redenção Mercadinho; Estação 30 – Vieira de Castro e Estação 28 – Venâncio Aires.

Parque Maurício Sirotsky Sobrinho: Estação 18 – Ministério Público; Estação 08 – Câmara dos Vereadores e Estação 09 – SERPRO

Memorial do Rio Grande do Sul: Estação 02 – Praça da Alfândega

LEIA MAIS: 7 DESTINOS PARA CONHECER A EUROPA DE BICICLETA
CHILE: CONHEÇA SANTIAGO EM UM PASSEIO DE BICICLETA

Salvador, BA

Já pensou em conhecer Salvador montado em uma bike? Visite o Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo. Dali é possível seguir pelas ciclofaixas que conectam o Centro Histórico e o Comércio, com acesso a diversos pontos turísticos.

No Centro Histórico, por exemplo, há praças, casarões e teatros abertos a visitas e que dão suporte às bikes. Para quem nunca visitou o Pelourinho, pedalar sem pressa circulando pelos museus, ateliês e igrejas é uma maravilha.

Estações Tembici | Bike SSA:

Elevador Lacerda: Estação 17 – Mercado Modelo

Pelourinho: Estação 18 – Praça da Sé

Forte São Diogo (Espaço Carybé das Artes): Estação 02 – Estação Porto da Barra

Vila Velha, ES

Vila Velha pertence à região metropolitana de Vitória. É uma das cidades mais antigas do Brasil, com várias construções históricas, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Forte de São Francisco Xavier de Piratininga, o Farol de Santa Luzia e o Convento da Penha. Este último, inclusive, é um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo.

Outro lugar que vale a visita é a Praia da Costa, um bom lugar para caminhada, corrida, e claro, para andar de bike. Seu calçadão e sua ciclovia, com 5 km de extensão, são um convite para relaxar diante da belíssima orla.

Estações Tembici | Bike VV:

Farol de Santa Luzia e Morro do Moreno: Estação 01 Av Antônio Gil Veloso

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.