Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
Transtornos
Chuva causa queda de teto da USCS, interdição da Anchieta e alagamentos na região

Até as 22h, pelo menos dez pontos de alagamento foram registrados no Grande ABC

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
15/02/2019 | 22:17
Compartilhar notícia
Marcela Munhoz


 A forte chuva que atinge a região na noite desta sexta-feira já provoca transtornos para moradores do Grande ABC. Até às 22h, pelo menos dez pontos de alagamentos foram registrados nas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Houve ainda registro de queda parcial do teto do campus Barcelona da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e também de uma árvore que atingiu uma casa na Rua Alegre, ao lado na instituição. Não há registro de feridos.

De acordo com a universidade, parte da cobertura entre os prédios B e C da instituição de ensino veio abaixo após o forte temporal. As salas da reitoria foram atingidas durante o incidente. Cerca de 1.000 alunos que estavam em aula durante o episódio foram evacuados. Não há relato de feridos. A reitoria promete amanhã acionar técnicos para avaliar os danos causados a estrutura da USCS. As atividades do fim de semana foram todas canceladas.

A circulação de trens da Linha 10 - Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está interrompida entre as estações Tamanduateí e Prefeito Celso Daniel após uma descarga elétrica causar incêndio numa subestação de energia na Estação Utinga. 

Devido a ocorrência,  a CPTM acionou o Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência), com ônibus gratuitos, para atender os usuários. 

De acordo com a Defesa Civil de Santo André, na cidade pelo menos sete ligações viárias estão com pontos de enchente. São elas: Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo x Avenida Dom Pedro I; Rua Capuava; Avenida Industrial x Rua Itambé; Avenida Antônio Cardoso x Avenida dos Estados; e Avenida Santos Dumont.

Em São Bernardo, a pista central da via Anchieta está bloqueada entre o km 10 e km 13, sentido Litoral, devido transbordamento do Córrego Ribeirão dos Couros e consequentemente, alagamento da pista. A via tem ainda tráfego lento, sentido Litoral do km 40 ao km 43, devido excesso de veículos, segundo a Ecovias, concessionária responsável pela estrada.

Na cidade, ainda pontos de alagamentos em frente ao Paço municipal, na Rua Jurubatuba, na Avenida Faria Lima, dificultando o trânsito local.  Até o momento choveu na cidade 30 mm o que, segundo a Defesa Civil, coloca o município em estado de atenção.

Por fim, em São Caetano há pontos de alagamento na Avenida Lauro Gomes, próximo ao trecho do Cemitério Vertical. Pelo menos duas faixas da via, sentido Santo André, estão tomadas pela água em trecho de 30 metros.

Conforme a meteorologia, a chuva que atinge a região foi provocado por uma grande área de instabilidade vinda da região de Sorocaba. As tempestades ocorrem na forma de pancadas em geral com intensidade moderada, com raios e rajadas de ventos, o que eleva o risco de transbordamento de rios e deslizamentos de terra.

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.